Santa Teresa vence e é bicampeã do Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas

290825 Júri Simulado Final Hirailton Gomes 4 0c6dd

Resultado foi anunciado no início desta noite, após vitória sobre a Ufam, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo

A Faculdade Santa Teresa é bicampeã do Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O time, formado por Jackeline Veloso, Eduarda Gonçalves e Lucas Soares, superou a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na final disputada entre a tarde e o início da noite desta sexta-feira (29/08), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Campeã de 2022, em sua estreia, e vice em 2024, a faculdade atuou como defesa no júri que decidiu esta edição e provou sua força. O caso abordado na final foi o homicídio de um homem, ocorrido após uma discussão em um bar, o que levou os acadêmicos a debaterem em plenário as circunstâncias do crime e as responsabilidades do acusado.

Para o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair, o Júri Simulado é um espaço essencial para a troca entre gerações e fortalecimento institucional. “Nós, do Ministério Público, precisamos dessa energia da juventude e, ao mesmo tempo, mostrar quem somos para a nova geração. O que vimos nesta semana nos dá a certeza de um futuro melhor para o MPAM e para o sistema de Justiça. Não deixem que essa tradição acabe nunca”, destacou.

O acadêmico da Faculdade Santa Teresa, Lucas Marques, se emocionou com a vitória e manifestou gratidão. “Estou muito feliz por ter ganhado. Eu queria que meu pai pudesse ver esse tipo de dinâmica e só tenho a agradecer a ele por ter acreditado em mim, assim como à professora e às minhas colegas, que estiveram ao meu lado durante todo o processo”, afirmou.

Já a estudante Eduarda Gomes, também da equipe vencedora, ressaltou o impacto da experiência para sua formação. “Eu me sinto muito honrada por essa conquista. Tenho muita vontade de me tornar promotora e considero este aprendizado fundamental. Você treina sua oratória, aprende a cada fala e melhora a cada tentativa. Participar e vencer foi incrível”, declarou.

Também da Santa Teresa, a estudante Jackeline Veloso destacou o esforço e a superação da equipe até a vitória. “Chegar à final já foi uma conquista enorme, mas vencer representou ainda mais. Tivemos uma preparação intensa, passamos a madrugada estudando, e em alguns momentos, pensei que não daria certo. No entanto, todo o esforço valeu a pena. Esta vitória marca meu último Júri Simulado como acadêmica, pois agora sigo para novos desafios, como a preparação para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Encerrar essa trajetória com o título é algo muito especial e que vou levar para sempre”, afirmou.

Pela manhã, a Faculdade Fametro conquistou o terceiro lugar, após W.O. da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que não compareceu ao júri e foi desclassificada do torneio.

290825 Júri Simulado Final Hirailton Gomes 5 d4845

Prêmios individuais

Na categoria de desempenho individual, os destaques foram: José Ricardo Siqueira de Macedo, da Universidade Nilton Lins (173,5 pontos), em primeiro; Beatriz Araújo Guimarães, da Estácio (173,0 pontos), em segundo; e Lucas Marques, da Faculdade Santa Teresa (170,5 pontos), em terceiro.

O evento

Criado em 2003, o Júri Simulado do MPAM chegou à 21ª edição em 2025, proporcionando aos acadêmicos a experiência prática na atuação em um Tribunal do Júri e estimulando o aprendizado por meio da vivência realista de casos criminais. Em duas décadas de existência, a competição já recebeu mais de 400 estudantes do curso de Direito.

A 21ª edição do Júri Simulado homenageou a promotora de Justiça Christiane Dolzany de Araújo, falecida em outubro de 2024, por sua dedicação à defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.

290825 Júri Simulado Final Hirailton Gomes 6 c3f90


Texto: Sharline Freire, Lennon Costa e Vanessa Adna
Foto: Hirailton Gomes | Para mais imagens, acesse a página do MPAM no Flickr