Em Guajará, MPAM realiza atividade educativa sobre direitos de crianças e adolescentes

160925 Visita educativa SCFV Guajará Divulgação MPAM 3 5487a

Ação reuniu crianças do centro de convivência da cidade e abordou temas como educação, bullying, violência doméstica e sexual

O papel do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e os direitos que devem ser assegurados a toda população infantojuvenil foram temas de uma visita educativa realizada nesta segunda-feira (15/09), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Guajará. O encontro reuniu crianças e adolescentes atendidos pelo espaço, além de pedagogos e profissionais da assistência social.

A atividade, conduzida pelo promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, abordou temas como direito à educação, saúde, proteção, respeito e afeto, além da importância da proteção integral, prevenção ao uso de drogas, bullying, violência doméstica e abuso sexual.

Também foi enfatizado que a garantia desses direitos é responsabilidade não apenas do poder público, mas também de pais, professores, cuidadores e de toda a sociedade.

“É fundamental que as crianças conheçam seus direitos desde cedo. Durante nossa visita, pudemos dialogar de forma simples e clara sobre os direitos básicos que toda criança possui. Esse tipo de conversa fortalece a prevenção e cria uma rede de proteção mais consciente. Quando uma criança conhece seus direitos, ela se torna mais segura e confiante para comunicar qualquer situação de risco”, destacou o promotor.

O SCFV de Guajará oferece atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer para fortalecer os laços familiares e comunitários, atuando de forma preventiva em grupos organizados por faixa etária.

160925 Visita educativa SCFV Guajará Divulgação MPAM 2 c45cc


Texto: Poliany Rodrigues
Foto: Divulgação/MPAM