Em São Sebastião do Uatumã, MP articula implantação do projeto “Sons da Terra - Escola de Música”
- Publicado: Sexta, 10 Outubro 2025 10:29
Iniciativa visa fortalecer vínculos familiares e comunitários e oferecer novas perspectivas educacionais e culturais a crianças e adolescentes do município
Visando promover o acesso à educação musical, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de São Sebastião do Uatumã, realizou, na terça-feira (08/10), uma reunião interinstitucional para definir os primeiros passos de implementação do projeto “Sons da Terra - Escola de Música”.
A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã e executada pela Promotoria de Justiça da cidade, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Municipal Professora Maria Mendes e outros parceiros locais e voluntários.
De acordo com o promotor de Justiça Christian Anderson Ferreira da Gama, o projeto, que será executado a muitas mãos e por meio de parceria interinstitucional entre o MPAM e a municipalidade, “visa oferecer oportunidade de inclusão cultural, despertar talentos, estimular a disciplina e o desenvolvimento de crianças e adolescentes”.
A implementação será dividida em duas etapas:
1. 20 vagas para aulas de violão, destinadas prioritariamente a crianças e adolescentes acompanhados pela rede socioassistencial do município. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, em espaço cedido pela prefeitura. O Creas municipal ficará responsável pelas inscrições e a seleção dos alunos, com acompanhamento técnico das equipes da rede de proteção;
2. O projeto será ampliado, com a inclusão de novos instrumentos musicais e a abertura de vagas para a comunidade em geral, consolidando-se como um espaço permanente de formação artística e cidadã em São Sebastião do Uatumã.
Durante a reunião, foram definidos os primeiros ajustes para o início das atividades. A prefeitura confirmou a disponibilização de um professor, que é músico e pedagogo, para atuar no processo de ensino e no acompanhamento pedagógico dos alunos. A Promotoria de Justiça fará o acompanhamento do projeto por meio do Procedimento Administrativo nº 172.2025.000028.
Texto: Sabrina Azevedo
Foto: Divulgação/MPAM