Operação Virtude: Ministério Público promove palestra em Anori sobre violência contra idosos

101025 Operação Virtude Anori Divulgação MPAM 2 8ee3b

Programação contou com o apoio da Câmara Municipal e da Secretaria de Assistência Social

Como parte das atividades da edição 2025 da Operação Virtude, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Anori, realizou, na manhã desta sexta-feira (10/10), uma palestra sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. O evento ocorreu na sede da Câmara Municipal de Anori e discutiu ações voltadas à defesa e à promoção dos direitos da pessoa idosa.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção e do respeito aos idosos, além de orientar sobre os mecanismos de denúncia e prevenção à violência. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Câmara Municipal de Anori.

O promotor de Justiça e titular da comarca, Bruno Batista da Silva, destacou a relevância do evento para o fortalecimento das ações de conscientização no município. “O evento contou com a participação de servidores da área da saúde, psicóloga e assistente social do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Esses eventos são importantes como forma de prevenção e esclarecimento”, afirmou.

Além da população em geral, participaram representantes de diversas secretarias municipais, que desempenham papel essencial na identificação de possíveis situações de violação de direitos envolvendo pessoas idosas.

Sobre a operação

A Operação Virtude é uma iniciativa nacional integrada de combate a crimes contra a pessoa idosa, promovendo ações de prevenção, repressão, conscientização e atendimento às vítimas, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, o MPAM tem desempenhado um papel ativo na operação, por meio de diversas iniciativas na capital e no interior.


Texto: Sharline Freire
Foto: Divulgação/MPAM