“TranquilaMente”: MPs do Amazonas e Bahia firmam acordo para divulgação de podcast com foco em saúde mental

291025 Tranquilamente Podcast Ascom 2 3c1f8

Episódios gravados abordam temas relevantes e estimulam o interesse do ouvinte para a prática do autocuidado

Os Ministérios Públicos dos Estados do Amazonas (MPAM) e da Bahia (MPBA) assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) para a divulgação local do podcast “TranquilaMente”, desenvolvido pela Coordenação de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho do MPBA. O projeto visa disseminar a importância do autocuidado e da saúde mental, atendendo ao objetivo estratégico de promover qualidade de vida, bem-estar, saúde e segurança ocupacional.

Veiculados sempre às quartas-feiras, às 13h, na Rádio MP da Bahia, os episódios do programa também ficam disponíveis no portal da emissora, na aba “Especiais” — https://www.radiompdabahia.com.br/. Após lançadas, as edições também serão divulgadas, a partir de hoje (29/10), nas redes do MPAM, com seus respectivos links.

O tema da edição desta quarta é “Perda gestacional e luto perinatal: uma dor silenciosa”, com a psicóloga e pesquisadora Heloisa Salgado (clique aqui). “Outubro é o mês de Conscientização do Luto Perinatal, Gestacional e Infantil. O tema fala sobre uma inversão completa de expectativa de pais e familiares. O que fazer após esse fato? Como lidar com essa dor?”, informa a sinopse do episódio, que tem menção ao MP amazonense.

A parceria entre os MPs foi viabilizada pela subprocuradora para Assuntos Jurídicos e Institucionais do MPAM, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, que lidera a Comissão de Prevenção a Situações de Riscos à Saúde Mental.

O diretor-geral do MPAM, Marlon André Mendes Bernardo, que integrou as tratativas do acordo, ressaltou que a promoção da qualidade de vida no trabalho, o bem-estar coletivo e a redução de riscos à saúde são algumas das diretrizes fixadas na Política de Gestão de Pessoas do MPAM, nos termos do Ato PGJ nº 202/2025. “Nesse sentido, por determinação da presidente da Comissão de Saúde Mental, dra. Anabel Mendonça, buscamos as melhores referências no MP brasileiro para viabilizar este objetivo, entre elas o programa “TranquilaMente”. Após a parceria firmada com o MP da Bahia, estamos muito felizes em poder compartilhar esses conteúdos de excelente qualidade com os integrantes do MPAM e também com a população local”, afirmou.

Criado há quatro anos, o “TranquilaMente” já produziu mais de 200 programas inéditos e entrevistou especialistas de diferentes áreas. Em razão do seu alcance, a iniciativa foi inserida no Repositório de Saúde Mental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reúne projetos de destaque na área em todo o país.


Texto: Lennon Costa
Foto: Ascom