MPAM prestigia eleição de novo presidente do CNPG, em Brasília
- Publicado: Quarta, 29 Outubro 2025 17:31
Encontro reuniu procuradores-gerais de todo o país para discutir pautas institucionais e fortalecer a atuação conjunta dos Ministérios Públicos
Com a participação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a 8ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) foi marcada pela eleição, por aclamação, do procurador-geral de Justiça da Bahia (PGJ-BA), Pedro Maia, como novo presidente do colegiado. O encontro foi realizado na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília, nesta quarta-feira (29/10).
A procuradora-geral de Justiça do Amazonas (PGJ-AM), Leda Mara Albuquerque, representou o MPAM no encontro, que reuniu os chefes dos Ministérios Públicos de todo o país para discutir temas relevantes à atuação institucional e ao fortalecimento da unidade do MP brasileiro.
Entre os assuntos debatidos, estiveram a criação do Grupo Nacional de Acompanhamento de Grandes Eventos (GNAGE), voltado à padronização e ampliação da atuação do MP em situações de grande repercussão, e a apresentação do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), com foco na redução da letalidade e da violência policial.
Também foram apresentados avanços do projeto Linha Unificada do Ministério Público Estratégico (Lume) e encaminhamentos do Grupo Nacional de Acompanhamento Legislativo (GNL), voltados à defesa da autonomia institucional.
Durante a cerimônia, o novo presidente eleito, Pedro Maia, agradeceu a confiança dos colegas e destacou o compromisso de fortalecer a integração entre os Ministérios Públicos. “Seguiremos unidos, consolidando práticas que fortaleçam nossa atuação e o Ministério Público brasileiro. É uma honra representar e atuar ao lado dos colegas”, afirmou.

O atual presidente do CNPG e procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, destacou que a eleição de Pedro Maia reflete a união e o compromisso institucional do MP brasileiro. “Sua trajetória e capacidade de diálogo contribuirão para uma gestão marcada pela cooperação e pela defesa dos valores que norteiam nossa instituição”, disse.
A posse de Pedro Maia como presidente do CNPG está marcada para o dia 16 de dezembro, em cerimônia que encerrará o ciclo de transição de gestão do colegiado.
Texto: Com informações do CNPG
Foto: Sérgio Almeida/MPDFT



