Promotor de Justiça defende programa de acolhimento a crianças a adolescentes em Itamarati

WhatsApp Image 2019-10-07 at 21.34.59 9c25d

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, contribuiu para a criação do Programa Família Acolhedora na Família Extensa, no município de Itamarati, por meio da Promotoria de Justiça do município. O projeto busca fornecer acolhimento a crianças e adolescentes, temporariamente afastados das famílias por decisões judiciais, motivadas por violações de direitos garantidos pela legislação vigente, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição Federal. A lei foi aprovada no dia 07 de outubro de 2019.
"Demos a ideia, uma vez que não existe abrigo para menores no município de Itamarati, o que foi prontamente atendido pela Prefeitura, que minutou e nos encaminhou. O Ministério Público aprovou e foi encaminhado para a Câmara de vereadores, onde o membro do MP fez a defesa da lei, explicando porque ela é boa para a sociedade, tendo sido prontamente aprovada, por unanimidade", relatou o titular da Promotoria de Justiça de Itamarati, Caio Barros.
Entre os objetivos do Programa estão a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, garantia do direito à convivência familiar e comunitária, a oferta de atenção especial às crianças e adolescentes, bem como às suas famílias, através de trabalho psicossocial em conjunto com as demais políticas sociais, visando preferencialmente o retorno da criança e do adolescente de forma protegida à família de origem e o rompimento do ciclo da violência e da violação de direitos em famílias socialmente vulneráveis.
"Essa lei é muito importante, pois evita que as crianças fiquem em situação de abandoo, na falta de um abrigo, serão cuidadas por famílias, previamente aprovadas por psicólogos e assistentes sociais, que possam dar amor e carinho, além de cuidado, em troca de uma bolsa. O programa junta proteção às crianças e distribuição de renda", disse o Promotor.

Últimas Notícias
Homem leva 44 anos de prisão pelo crime de feminicídio, em Tefé

Notícias
O Conselho de Sentença da 1ª Vara da Comarca de Tefé condenou, na última terça-feira, 15/10, Wilkeson de Freitas...
Moradores da zona Norte conhecem projeto MP Comunidade

Notícias
Moradores da comunidade Jesus Me Deu, no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus, demostraram grande interesse...
Relação entre governança e direitos fundamentais é debatida em seminário no CNMP

Notícias
A interação entre direitos fundamentais, direitos humanos, papel do Estado e aplicação dos instrumentos jurídicos...
Ministério Público realiza evento inédito em Tabatinga

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) promove, nos dias 17 e 18/10, quinta e sexta-feira, o seminário "Direito e...