Covid-19: com 7 mortos em um dia, MP tenta na Justiça fornecimento de oxigênio para hospital de Manacapuru

MANACAPURU HOSP DE CAMPANHA 74504

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou, na noite desta sexta-feira (15/01), Ação Civil Pública com o objetivo de garantir a normalização do fornecimento de oxigênio às unidades de saúde do Município de Manacapuru e uma ação urgente para garantir a vida de pelo menos 52 pessoas que estão internadas acometidas pela COVID-19, sendo que 14 delas estão na UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) do Hospital de Campanha e precisam, impreterivelmente, de oxigênio em seu tratamento. O MP alerta que, nas últimas 24 horas, entre os dias 14 e 15, morreram 7 pessoas por falta de oxigenação.

Pelas informações apuradas pela promotora de Justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida, titular da 2ª Promotoria de Manacapuru, a necessidade diária do município é de 200 (duzentos) cilindros ao dia, cada um com 10m³, para a manutenção das vidas, que se encontram em estado grave, mas só há 32 cilindros disponíveis, o que obriga a equipe médica a dividir 1 (um) cilindro para 3 (três) pacientes e o restante está sendo suprido através de manobras de reanimação cardiorrespiratória. Na ação, a promotora alerta que "tais medidas são paliativas e, se mantidas, resultarão em mais mortes nas próximas horas".

Por isso, a Ação pede que a Justiça determine o fornecimento de, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, 100 (cem) cilindros de 10m3 de oxigênio medicinal ao Município de Manacapuru, o que corresponde à metade da necessidade diária. Além disso, pede que seja fornecido, em 72 horas, mais 150 cilindros. E que, em cinco dias, seja normalizado o fornecimento do insumo ao município.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Manacapuru é o primeiro município em número de óbitos por covid-19 em todo o Estado, com 197 mortes registradas até esta sexta-feira. O município já tem 5.060 casos registrados.

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Foto: divulgação

Attachments:
Download this file (Manacapuru ACP ok.pdf)Manacapuru ACP ok.pdf[ ]321 kB
Últimas Notícias
PGJ consolida medidas de segurança em reunião com o comando do CBMAM

Notícias
O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve reunido, na tarde do dia...
MPAM e MPF ouvem lideranças indígenas da calha do alto Rio Negro para traçar linhas de atuação

Notícias
O Ministério Publico do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Barcelos, promoveu, nesta quarta-feira, 09/10,...
Promotora do MPAM medeia debate em encontro da área de Educação no MP de Alagoas

Notícias
Diante dos desafios enfrentados por todos os estados do Brasil em decorrência da situação emergencial causada pela...
Servidores devem ser exonerados após investigação de caso de nepotismo em Tapauá

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Tapauá, recomendou ao Prefeito do...