MPAM quer detecção precoce do autismo na rede de saúde e educação

Logos MPAM 44 a01df

O Ministério Público do Amazonas, por meio da 54ª Promotoria de Justiça da Saúde, instaurou dois procedimentos administrativos para acompanhar a aplicação do questionário M-Chat nas instituições privadas de ensino e de saúde de Manaus. O questionário é utilizado para identificar sinais de autismo em crianças, visando o diagnóstico precoce do transtorno.

O MP já vêm acompanhando a aplicação do questionário nas unidades de saúde públicas, onde a avaliação pelo M-CHAT é obrigatória para crianças em consultas pediátricas de acompanhamento realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme registra a Promotora de Justiça Cláudia Maria Raposo da Câmara, o diagnóstico precoce permite o acompanhamento especializado desde os primeiros anos de vida da criança, amenizando significativamente os sintomas e reduzindo em até dois terços os custos dos cuidados ao longo da vida do autista.

Atualmente, o instrumento de identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria é a escala M-Chat. O teste, composto por 23 questões do tipo sim/não, deve ser disponibilizado e respondido pelos pais ou responsáveis no momento em que estejam acompanhando o filho em uma consulta pediátrica.

 

Foto: Pronatec / ME

Últimas Notícias
PGJ consolida medidas de segurança em reunião com o comando do CBMAM

Notícias
O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve reunido, na tarde do dia...
MPAM e MPF ouvem lideranças indígenas da calha do alto Rio Negro para traçar linhas de atuação

Notícias
O Ministério Publico do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Barcelos, promoveu, nesta quarta-feira, 09/10,...
Promotora do MPAM medeia debate em encontro da área de Educação no MP de Alagoas

Notícias
Diante dos desafios enfrentados por todos os estados do Brasil em decorrência da situação emergencial causada pela...
Servidores devem ser exonerados após investigação de caso de nepotismo em Tapauá

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Tapauá, recomendou ao Prefeito do...