Projeto de automatização do MPAM já tem cronograma de implantação

DSC 0184

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) definiu, nesta quarta-feira (15),  detalhes do cronograma de implantação do Sistema de Automação da Justiça, o SAJ-MP. A definição foi em reunião, realizada nesta quarta-feira (15), na Sala de Treinamento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPAM. O grupo gestor e os técnicos da empresa Softplan também definiram as ferramentas de comunicação e de acompanhamento do projeto, que visa dinamizar o trabalho interno da instituição e facilitar a tramitação dos processos por meio da automação.

Para o Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Mauro Veras Bezerra, o acompanhamento da empresa contratada vai tornar o processo de aprendizado mais rápido e seguro. “Nós vamos ter uma central para atender os novos usuários, membros e servidores, para que todas as dúvidas sejam sanadas. Cinco técnicos vão estar à disposição para isso”, disse o SubAdm. O SAJ-MP é o mesmo utilizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, adaptado às especificidades do órgão ministerial e mantendo a integração entre os sistemas.

A Promotora de Justiça Cley Martins, coordenadora do Grupo Gestor do SAJ-MP, ressalta o avanço no cronograma de implantação do projeto. "Esse avanço segue com a chegada da equipe da SOFTPLAN, pois foi apresentado, para o grupo gestor, o plano de trabalho com o cronograma a ser implementado. Na próxima segunda-feira, já terá início o levantamento de dados das promotorias piloto. Está tudo caminhando como o esperado", avalia a promotora.

O diretor-geral do MPAM, José Alberto Machado, acompanha o projeto desde a concepção.“Estimo ser importante também a nossa integração com o Tribunal de Justiça do Amazonas que vai nos dar celeridade e dinamismo nos trâmites processuais. Dentro da configuração do SAJ-MP, estão previstas atualizações onde não serão necessários aditivos para a sua conclusão”, disse José Machado. Para o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eudo Assis Lima, as mudanças vão tornar os processos internos e externos mais dinâmicos. “Pra gente é um avanço importantíssimo para a dinamização dos processos com informações integradas, inclusive com o Tribunal de Justiça do Amazonas. Ao fim do projeto, todas as promotorias estarão informatizadas”, afirmou.

Todo o projeto terá fases de criação com acompanhamento integral pelo comitê, para a análise de decisões e mudanças que deverão fazer parte do processo. “O SAJ Ministério Público é uma solução para gestão de processos judiciais e extrajudiciais, procedimentos internos e aproximação do cidadão, contemplando as atividades desenvolvidas pela instituição. A empresa desenvolvedora apresenta o sistema como uma ferramenta moderna, intuitiva, funcional e efetiva, disse gerente de projeto da Softplan, Júnior Trajano Júnior.

Acompanhamento

As migrações utilizando os cenários reais de procedimentos realizados no MPAM já começam imediatamente, com a implantação de um plano de comunicação entre todos os envolvidos no projeto. Ao longo do processo, haverá a elaboração de relatórios de acompanhamento dos marcos de andamento do projeto e divulgação das tarefas e entregas, com o objetivo de cumprimento de prazos, com percentuais de execução visualizados pelos membros do MPAM.

O grupo de gestão do projeto deve se comunicar, inicialmente, por meio da ferramenta WhatsApp. Os membros do comitê gestor deverão se reunir semanalmente para ajuste e decisão das estratégias. As equipes de assessoria de comunicação das duas instituições vão reunir as informações para divulgar os ‘status’ do projeto.

Cronograma de implantação

O projeto tem um cronograma de trabalho com duração prevista de um ano, ou seja, entrega prevista para a primeira quinzena de maio de 2020.

Este ano, até o fim de maio, será realizado o levantamento de dados iniciais do MPAM. Em junho, ocorrerá a disponibilização da infraestrutura do projeto. Em julho e agosto, os técnicos fazem a instalação e configuração das aplicações com a validação das configurações para as promotorias-piloto.

Até setembro, serão realizadas, a capacitação e o acompanhamento assistido para as promotorias-piloto. Logo em seguida, será feita a expansão do SAJ-MP para as demais promotorias do órgão. 

Corregedoria, centros de apoio, ouvidoria e portal do MP também vão passar pelos processos de levantamento de dados, configurações e validações. Um tutorial vai ser disponibilizado para ajudar servidores e membros a tornar o novo ambiente mais ‘digerível’. O portal do SAJ-MP será aberto ao público para pesquisa sobre o andamento de processos ou informações de outra ordem.

O Conselho Superior e o Colégio de Procuradores também devem passar pelos mesmos processos no início do ano que vem.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior
Foto: Hirailton Gomes