MPAM lança cartilha de prevenção a golpes digitais

fachadaacontece 754a5

Os crimes típicos do ambiente virtual, que antes dependiam de vírus enviados para dispositivos, hoje são perpetrados de diversas maneiras no universo digital, por exemplo, pela clonagem de perfis de WhatsApp e boletos falsos. Com o aumento desses crimes, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) lançou uma cartilha apresentando dicas para evitar que a população caia em golpes desse tipo.
Durante a pandemia, o número de casos de golpes cresceu de maneira alarmante. Entre janeiro e fevereiro de 2021 foi registrado aumento de 100% nos ataques de phishing – pescaria digital, em comparação ao mesmo período de 2020, segundo a Federação Brasileira de Bancos.
“Houve uma explosão do número de registro de ocorrências de golpes. O necessário distanciamento social intensificou os contatos virtuais, através de mensagens de WhatsApp, contatos telefônicos e por e-mail. Sendo assim, houve um incremento do uso de identificações digitais do cidadão, com inserção de dados cadastrais, por exemplo. Um criminoso, na posse desses dados, explorou a possibilidade de se fazer empréstimos, resgatar benefícios, realizar compras e assim por diante”, explicou o Assessor de Segurança Institucional do MPAM, TC. da Polícia Militar Paulo Emílio Vieira de Melo.
Com o avanço da tecnologia, o cuidado nessa área deve ser ainda maior em relação à segurança digital, criar senhas fortes é um dos principais pontos para evitar esse tipo de crime.
“Essa maior exploração das ferramentas tecnológicas atrai a atenção de criminosos, que vão justamente atuar nas oportunidades e vulnerabilidades criadas por esses usuários. Dessa forma, é fundamental que Membros e Servidores do MPAM, bem como a população em geral, tenham conhecimentos básicos nessa temática e possam adotar comportamentos de proteção contra os principais golpes aplicados no cotidiano”, afirma o Assessor Adjunto de Segurança Institucional do MPAM, Maj. da Polícia Militar Dã Cesar Tavares de Azevedo.
Na Cartilha de Prevenção a golpes, lançada pelo MPAM, são apresentadas medidas de prevenção a golpes como: engenharia social, “phishing – pescaria”, clonagem no WhatsApp, falso boleto, intermediador de vendas, extorsão amorosa e máquina de pagamento quebrada.
Acesse aqui a Cartilha de Segurança.