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TEXTO: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

O atendimento escolar de alunos autistas tem sido alvo de reflexões e propostas diferenciadas. O presente artigo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica a respeito das dificuldades e possibilidades da educação inclusiva para crianças com autismo. Refletiremos a partir das seguintes questões norteadoras: Como devem ser educados os alunos identificados como autistas? Que características devem ter a escola inclusiva para atender às suas necessidades específicas? O autismo caracteriza-se por dificuldades em diferentes graus de intensidade em várias áreas, como: habilidade de comunicação, relacionamento social, funcionamento cognitivo, processo sensorial e comportamento. Diversos autores consideram que é uma síndrome das mais difíceis de compreender, devido ao seu aspecto variável de gravidade, à mudança periódica de sintomas, à inconsistência na nosologia e à falta de sinais físicos específicos. A questão educativa torna-se, portanto, de grande relevância, no sentido de desenvolver estratégias de ensino visando níveis mais altos de competências. O debate instaurado em relação ao sujeito com autismo é amplo. Certamente as respostas que encontramos são parciais, mas necessárias para o avanço na educação dos alunos com autismo. Ressaltamos a importância de se conhecer as peculiaridades do transtorno, para que sejam tomadas as medidas educacionais necessárias tendo em vista as características específicas de cada aluno. Consideramos relevante ainda em relação à definição dos objetivos de trabalho tomar o aluno como parâmetro de si mesmo.


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FONTE: Universidade Federal do Piaui