Premiação reconhece o trabalho de personalidades e instituições que contribuíram significativamente para a defesa e amparo da mulher vítima de violência doméstica
Por sua atuação na defesa e proteção de mulheres vítimas de violência, três membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) — incluindo a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque — foram homenageados, nesta quarta-feira (17/12), no Prêmio “Mãos que Amparam”, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus F. Lopes.
Na ocasião, a PGJ Leda Mara Albuquerque foi representada pela subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza. Além da PGJ, também foram homenageados a ouvidora-geral Sílvia Abdala Tuma e o promotor de Justiça Davi Santana da Câmara, que atua na Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Ao todo, o prêmio homenageou 40 personalidades que contribuíram na defesa à mulher vítima de violência doméstica.
Um dos homenageados, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Mauro Luiz Campbell Marques, destacou que a cerimônia não se trata apenas de um mero reconhecimento. “É um ato político, no mais nobre sentido do termo, de afirmação de valores democráticos, de valorização da dignidade humana e de enfrentamento a uma das formas mais persistentes de desigualdade estrutural em nossa sociedade, a violência de gênero”, concluiu.
A premiação, promovida pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), visa reconhecer o trabalho de personalidades e instituições que contribuíram de forma significativa para a proteção e amparo a mulheres vítimas de violência. Atualmente em sua segunda edição, o prêmio também tem como objetivo promover a conscientização social e institucional sobre a importância do combate à violência doméstica, além de incentivar a criação de mecanismos de proteção acessíveis e eficientes.
O evento contou com transmissão simultânea realizada pelo canal oficial do Tribunal de Justiça do Amazonas no YouTube.
Texto: Graziela Silva
Foto: Chico Batata/TJAM
