Apesar da estrutura adequada, há ressalvas quanto a alguns direitos dos presos

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, na última quarta-feira (10/12), uma inspeção à 34ª Delegacia Interativa de Polícia (34ª DIP) de Careiro Castanho. A verificação teve como objetivo atestar as condições estruturais do local, bem como as condições de higiene, limpeza e capacidade.  

A atividade foi conduzida pela Promotoria de Careiro Castanho, que verificou que a delegacia está bem estruturada, com quatro celas — sendo uma destinada somente às detentas. Além disso, o prédio foi apresentado limpo e organizado, com banheiros para uso de detentos divididos entre masculino e feminino.

Porém, a questão do banho de sol dos custodiados e da ausência de visitação dos familiares são pontos a serem aprimorados na estrutura organizacional da delegacia.

Para o promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, a realização de inspeções constantes são imprescindíveis. “No atual estado em que se encontram as diversas carceragens das delegacias de polícia do interior do Estado do Amazonas, a realização de inspeções mensais do Ministério Público são de grande relevância, uma vez que os direitos humanos e os direitos fundamentais dos detentos devem ser sempre observados e, principalmente, preservados, à luz da dignidade da pessoa humana”, explicou.

Nesse sentido, o membro do MP reforça que o Ministério Público está atento à situação das delegacias de polícia do interior amazonense, reiterando o compromisso da instituição com a Justiça e com a sociedade amazonense.


Texto: André Luiz Quintas
Foto: Divulgação/MPAM

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados