MPAM inspeciona DEHS e vê necessidade de concurso público

Logos MPAM 63 46e22

 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 60ª Promotoria Especializada de Controle Externo da Atividade Policial (60ª Proceap), com apoio das Promotorias do Júri, realizou, na manhã desta sexta-feira, 18/06, inspeção ordinária na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O objetivo da inspeção, de cobrar a prestação do serviço de Segurança Pública de forma mais eficiente e aprimorar a atividade policial, se ampliou após os ataques de criminosos nos dias 06 e 07 de junho.

“O objetivo dessa inspeção na DEHS é buscar o atendimento de uma demanda fundamental, que é a quantidade de atendimentos realizados nas delegacias, a insuficiência de efetivo para a prestação desse serviço, de suma importância, e a integração entre as Promotorias que atuam no Tribunal do Júri, a Proceap e as unidades policiais”, afirmou a Promotora Justiça Christiane Dolzany Araújo, que responde pela 60ª Proceap.

Para a Promotora, os ataques sofridos no início desse mês deixaram claro que há deficiência na prestação de serviço de Segurança Pública por parte do Estado, que chegou a ter um contingente de policiamento insuficiente em alguns municípios atingidos pelos ataques criminosos. A Promotora recomendou à SSP e requereu o acatamento da recomendação para a efetivação do concurso publico das Policias para o atendimento das demandas da sociedade.

O Delegado da Polícia Charles do Nascimento Araújo afirmou que a integração dos órgãos é de suma importância para garantir a segurança da população, com o alinhamento das ações das várisa instituições envolvidas.

“Esse trabalho de integração é bastante importante e, com certeza, ajudará para que a gente consiga procedimentos mais céleres, com mais provas e que cheguem à prestação da Justiça a população”, afirmou o delegado.

O MPAM atua no controle externo da atividade policial, que é realizado através das inspeções ordinárias nas unidades de policiais. Em casos de denúncias de má conduta de policiais, tanto civis quanto militares, o MP também atua como uma forma de controle concentrada, investigando cada caso.