PGJ recebe parlamentares preocupados com a Segurança Pública do Estado

Logos MPAM 5723b

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, recebeu ontem, 15/07, a visita de um grupo de parlamentares do Legislativo amazonense, liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade. O grupo foi recebido pelo PGJ, na presença do coordenador do Gaeco, Procurador de Justiça Públio Caio Bessa Cyrino, da Promotora de Justiça Marcelle Figueiredo Arruda, da 61ª Proceap, além de outros membros do parquet amazonense.

Além do presidente da ALE-AM, também estavam no grupo os deputados Fausto Júnior, Abdala Fraxe, Delegado Péricles, Mayara Pinheiro e Terezinha Ruiz.

Os parlamentares manifestaram preocupação com a situação de insegurança gerada pela prisão do ex-secretário de Inteligência, Samir Freire, com a possível existência de milícias e com a fragilidade do Sistema de Segurança Pública que não foi capaz de monitorar e nem de antecipar os atentados ocorridos em Manaus no início do mês de junho.

O grupo lamentou o envolvimento de agentes públicos com atividades criminosas, a exemplo do que se apura na Operação Garimpo Urbano, parabenizando o Ministerio Público pela iniciativa da operação e colocando-se à disposição para ajudar no controle das ações das politicas de segurança, fiscalizando no que lhes couber e seja preciso, cobrando do Executivo ações mais efetivas e legislando sobre matéria pertinente.

Na oportunidade, o PGJ Alberto Nascimento Júnior reiterou alguns pontos de preocupação e aproveitou para detalhar o alcance das medidas que têm sido tomadas pelo Ministério Público quanto à Segurança Pública, como as recomendações para realização de concurso público nas polícias civil e militar e para transferência do sistema Guardião no âmbito da Polícia Civil do Amazonas, e as ações civis públicas para garantir reformas estruturais no Instituto de Criminalística.

O PGJ agradeceu a visita e retribuiu, reafirmando a disposição de continuar firme na perseguição dos criminosos, colocando a estrutura de investigação do Ministério Público sempre a serviço dos direitos e anseios da sociedade.