Ministro Mauro Campbell recebe Medalha Ruy Araújo em solenidade na Aleam, com presença do MPAM
- Criado: Quinta, 28 Agosto 2025 17:43
- Publicado: Quinta, 28 Agosto 2025 17:43
Honraria reconhece a trajetória do magistrado, que iniciou a carreira no Ministério Público do Amazonas
Com a presença de lideranças do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e de outros importantes órgãos, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mauro Luiz Campbell Marques, recebeu, nesta quinta-feira (28), a Medalha Ruy Araújo — mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A solenidade, realizada no plenário Ruy Araújo, contou com a presença da procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, além de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A homenagem ao ministro foi proposta ainda na 17ª Legislatura pelo então deputado Marcos Rotta, tendo a saudação feita pelo atual presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB). Também foi agraciado com a comenda o juiz auxiliar do CNJ, Lizandro Garcia Gomes Filho.
Instituída em 1981, a Medalha Ruy Araújo é destinada a personalidades que se destacam nas áreas política, jurídica ou cultural, em razão de contribuições relevantes à sociedade amazonense. Ao longo dos anos, a honraria tem simbolizado o reconhecimento do Parlamento estadual a trajetórias que fortalecem a cidadania, a democracia e a justiça.
Natural do Amazonas, Mauro Campbell ingressou no Ministério Público do Estado em 1988, atuando como promotor de Justiça até ser nomeado PGJ em 2000. Em 2008, tomou posse como ministro do STJ, cargo que ocupa até hoje, exercendo também a função, atualmente, de corregedor do CNJ.
Texto: Sofia Lourenço
Fotos: Danilo Mello e Matheus Rodrigues/Aleam