MPAM prestigia abertura de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça
- Criado: Quinta, 16 Outubro 2025 13:24
- Publicado: Quinta, 16 Outubro 2025 13:24
Evento realizado no Tribunal de Justiça do Amazonas marcou o início dos trabalhos de fiscalização e o aprimoramento das atividades do Judiciário do estado
Com a presença do Ministério Público do Amazonas (MPAM), teve início, nesta quarta-feira (15/10), a inspeção anual da Corregedoria Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O MP esteve representado pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque, que prestigiou a solenidade de abertura no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, ao lado de outros representantes dos Poderes e de instituições do sistema de Justiça, bem como autoridades civis, militares e religiosas.
A presença da chefe do MPAM representa o dever institucional do Ministério Público com o fortalecimento das relações interinstitucionais e com a busca pela melhoria da prestação jurisdicional à sociedade. A inspeção realizada pela Corregedoria Nacional tem como objetivo fiscalizar, verificar e aperfeiçoar os serviços administrativos e judiciais de 1º e 2º graus, além das serventias extrajudiciais do TJAM.
Durante a cerimônia, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, destacou que o trabalho de inspeção busca qualificar ainda mais o serviço prestado pelo Judiciário amazonense. Segundo ele, a iniciativa é uma forma de garantir que os tribunais e seus setores estejam alinhados às diretrizes e resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), corrigindo eventuais inconsistências e aprimorando o atendimento à população.
O coordenador-geral da inspeção, desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ressaltou que a atividade tem caráter colaborativo e visa assegurar a conformidade das práticas administrativas e judiciais com os normativos do CNJ, promovendo maior eficiência e transparência.
A inspeção segue até esta sexta-feira (17/10), conforme previsto na Portaria nº 46/2025, da Corregedoria Nacional de Justiça. Durante o período, serão realizadas atividades de verificação, fiscalização e orientação voltadas à melhoria dos serviços prestados à sociedade pelo Judiciário amazonense.
Texto: Com informações do TJAM
Foto: Chico Batata/TJAM