Novos Técnicos Jurídicos atuarão nas promotorias

No dia 01 de março, o MP-AM empossou 19 novos servidores, técnicos jurídicos, que foram destacados para trabalhar nas promotorias. Alguns foram designados para a área criminal. Para o Promotor de Justiça Vicente Augusto Borges Oliveira, coordenador das Promotorias Criminais, a nomeação desses novos agentes é um pleito antigo. "Observávamos o Judiciário se estruturando e o MP ficando para trás. Sem o serviço dos técnicos jurídicos, os trabalhos nas promotorias ficava bastante comprometido. Atualmente, cerca de 90% das promotorias conta com esse profissional e isso é uma grande vitória", disse o Promotor.

"Principalmente na área criminal, os agentes jurídicos, advogados formados e com conhecimento das ações que desenvolvem, ajudam bastante o Promotor. Quando há sessões no Tribunal do Júri, o Promotor não tem hora para sair. Dessa forma, o trabalho é exercido pelo agente, que tem subsídios para impulsionar processos, fazer pesquisas indispensáveis aos procedimentos e atender aos cidadãos", reiterou o Promotor de Justiça André Virgílio Belota Seffair.

Para o Promotor de Justiça e Vice Presidente da Associação Amazonense do Ministério Publico, João Gaspar Rodrigues,  “a posse de novos agentes técnicos trará maior agilidade às funções exercidas pelos agentes ministeriais, suprindo uma necessidade crônica, principalmente nos órgãos de execução assoberbados com múltipas audiências e processos. E isso revela uma tendência irreversível de uma gestão pública responsável e guiada por um nítido senso de medida”.