Procuradores Gerais de todo o país participam de reunião com o Ministro Ayres Brito


O presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, se reuniu na última  quarta-feira, dia 18 de abril,  com os presidentes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr.; e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Cláudio Lopes, a 1ª vice-presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti, e PGJs de todo o país. O ministro será empossado na presidência do STF nesta quinta-feira (19).

O objetivo da reunião foi discutir assuntos de interesse do Ministério Público e o trabalho conjunto do MP e Judiciário para a melhoria do sistema judicial brasileiro. Ayres Britto adiantou que uma das prioridades de sua gestão à frente do STF será o julgamento dos processos que têm como foco o combate à corrupção. "Vou priorizar o combate à corrupção em minha administração. A gente pode fazer da nossa pauta um mecanismo de diálogo com a sociedade, que espera esse combate. E vamos tentar transferir essa seletividade à Justiça em todo o país", explicou.

O ministro destacou ainda a importância da parceria entre Judiciário e Ministério Público e garantiu que irá intensificar o trabalho conjunto entre as duas instituições. "Minha gestão será compartilhada. Quero abrir um canal de interlocução com todos os representantes da Justiça do país. O Ministério Público é um parceiro natural do Judiciário. Estamos todos no mesmo barco", ressaltou Ayres Britto.

O presidente da CONAMP aproveitou a reunião para convidar o ministro para a solenidade festiva de posse da nova diretoria da entidade. "Tenho um vínculo muito grande de proximidade com a  CONAMP, que já vem de muitos anos", respondeu Ayres Britto, ao ser convidado para o evento, marcado para 15 de maio, em Brasília.

O Procurdor Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, participou do encontro.