MP-AM firma parceria com Museu Amazônico

Com o propósito de estabelecer parceria entre Ministério Público do Estado do Amazonas e o Museu Amazônico, uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de abril de 2012.

Na ocasião, o coordenador do Projeto, Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, apresentou à Diretora do Museu Amazônico, Dr ª Maria Helena Ortolan Matos, o Projeto que busca resgatar e preservar  a memória do Ministério Público do Estado do Amazonas. O Promotor de Justiça e integrante da comissão Especial do MP-AM, Antônio José Mancilha, a arquivista do Museu, Eliana Lima, além da historiadora Kátia do Couto e a secretária da comissão, Lourinéia Reis, também participaram da reunião.

João Gaspar falou da importância da parceria com o museu.“A nossa ideia é buscar a experiência que o Museu Amazônico tem e articular uma forma de buscarmos ferramentas para viabilizar esse projeto, e que o museu seja nossa fonte de pesquisa”, destacou.

Ele mostrou as etapas do plano museográfico a ser elaborado após a  coleta de documentos, higienização, seleção e memória oral e fotográfica, além da conversão digital de documentos relacionados ao Ministério Público. “O nosso material é muito vasto. Nesse primeiro momento devemos definir o que tem valor histórico para o memorial".

A diretora sugeriu um termo de cooperação técnica entre o MP-AM e o Museu.“Seria uma forma de fazermos parte do projeto dentro de nossas possibilidades".

Além do Museu Amazônico, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria de Estado e Cultura, Secretaria Estadual de Educação, Arquivo Público do Amazonas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, já estão envolvidos com o projeto.

Uma nova reunião entre a diretora do Museu Amazônico e a Comissão do Projeto ficou definida para o próximo dia 07 de maio, na sede do MP-AM.