DOF é apresentado aos servidores do CAO-MAPH-URB

Foi apresentado nesta quarta-feira, dia 25 de abril de 2012, aos servidores e promotores do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB), o Documento de Origem Florestal - DOF, que é uma licença obrigatória, e instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, para a exploração, o transporte, a armazenagem e a comercialização de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal.

A demonstração durou aproximadamente duas horas e teve a finalidade de esclarecer dúvidas quanto ao Sistema DOF, um sistema que acompanha o produto ou subproduto florestal nativo da sua origem até o destino nele consignado. As Analistas Ambientais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Mara Rubia Benevides Said e Ana Lúcia Tinoco, foram as responsáveis por apresentar o funcionamento do sistema e, principalmente, responder os questionamentos feitos pelos presentes.

Para a Promotora de Justiça Maria Cristina Vieira da Rocha, titular da 50ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Prodemaph), muitas dúvidas puderam ser esclarecidas. “Essa troca de experiência, principalmente prática, nos fez entender melhor o sistema”, declarou a Promotora.