Reunião do CNPG em Manaus foi elogiada por Procuradores Gerais

Ocorrido há menos de um mês em Manaus, o encontro do CNPG - Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, reuniu chefes de Ministérios Públicos brasileiros na capital amazonense para discutir temáticas importantes para os MPs, como o acompanhamento da Proposta de Emenda à Constituição 37 na Câmara dos Deputados, as ações conjuntas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e CNPG à favor da instituição ministerial, as estratégias de um Plano Nacional de Comunicação e a criação da Frente Parlamentar em Defesa do MP no legislativo brasileiro.

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, foi o anfitrião do encontro. Para o PGJ do Rio de Janeiro e Presidente do CNPG, Cláudio Lopes, que coordenou o início dos trabalhos, a reunião ordinária foi satisfatória ao que se propôs. "O encontro de Manaus foi excepcional, com organização perfeita. Dentro da nossa programação, discutimos questões relevantes para o Ministério Público brasileiro, dentre as quais a famigerada PEC 37 e julgamentos relevantes no STF. Traçamos estratégias para o enfrentamento destas questões".

Entre os procuradores-gerais de Ministérios Públicos presentes, estavam Ivânia Lúcia Franco Cei, do Amapá, Marilene Barbosa Nobre, do Estado do Ceará, Eunice Pereira Amorim Carvalhido, do Distrito Federal e Territórios, Sérgio Dário Machado, Espírito Santo, Benedito Torres Neto, de Goiás, Regina Lúcia de Almeida Rocha, do Maranhão, Marcelo Ferra de Carvalho, do Estado do Mato Grosso, Geraldo Flávio Vasquez, Minas Gerais, Nelson Antônio Cavalcante Lemos, Paraíba, Gilberto Giacoia, Paraná, Aguinaldo Fenelon de Barros, Pernambuco, Zélia Saraiva Lima, do Piauí, Manoel Onofre de Souza Neto, do Rio Grande do Norte, Héverton Alves de Aguiar, de Rondônia, Fábio Bastos Stica, do Estado de Roraima, Lio Marcos Marin, de Santa Catarina, Márcio Fernando Elias Rosa, de São Paulo, Ana Cristina Souza Brandi, de Sergipe, Clenan Renault de Melo Pereira, do Estado de Tocantins, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, PGJ da Justiça Militar, e Luís Antônio Camargo de Melo, do Ministério Público do Trabalho.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Benedito Torres, concorda sobre o resultado positivo da reunião entre os chefes de Ministério Público. "As discussões em Manaus foram as mais produtivas possíveis, com destaque ao que foi tratado na reunião reservada entre os PGJs, com pautas sobre vários temas de interesse nacional do Ministério Público. O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, foi impecável na organização, estando de parabéns. Esperamos que outros eventos assim voltem a ocorrer em Manaus", elogiou.

Ao término da reunião, o PGJ Francisco Cruz foi homenageado pelos colegas Procuradores Gerais de todo o país com a Medalha de Mérito do CNPG pelo trabalho que vem sendo realizado no MP do Amazonas. "Coroamos o sucesso do evento homenageando um grande líder com a medalha do Mérito do CNPG, o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco das Chagas Santiago Cruz", relembrou Cláudio Lopes.