Proceaps resolvem 92% dos processos em dois anos

Equipe_das_Proceaps_Dra._Cley_2
Agentes técnicos e de apoio e a Promotora de Justiça Cley Martins compõem a 60ª e 61ª Proceaps
 

A 60ª e a 61ª Promotorias de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) do Ministério Público do Amazonas são dirigidas há dois pela Promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, e a chegada da data demonstra a diminuição em 92% do número de procedimentos em tramitação nas duas promotorias. As Proceaps são promotorias responsáveis por investigar crimes cometidos por policiais e também por promover visitas em instituições de polícia com o objetivo de inspecionar o funcionamento das atividades e prevenir crimes e irregularidades.

Atualmente, há 73 processos em tramitação nas duas promotorias, 34 procedimentos investigatórios criminais e 16 peças de informação na 60ª Proceap, e 15 procedimentos investigatórios criminais e 8 peças de informação na 61ª. Em 2010, havia um número de 1.032 processos nas duas promotorias. "Graças à administração do atual Procurador-Geral de Justiça, Francisco Cruz, e junto ao esforço da equipe de servidores das Proceaps, foi possível chegar a esses números. A aquisição de novos agentes técnicos e de apoio também ajudou bastante", declarou a Promotora de Justiça Cley Martins.

Sobre o planejamento das ações para o próximo ano, a Promotora Cley anuncia que haverá reforço nas estratégias de prevenção de crimes cometidos por agentes da Segurança Pública do Estado, levando em conta o aumento do número de delegacias de polícia no Amazonas. "Vamos implementar as inspeções das Proceaps tendo em vista o aumento substancial do número de Delegacias de Polícia no Estado", diz. Com o apoio da infra-estrutura das Proceaps, já estão programadas para os próximos meses as visitas ministeriais junto às instituições policiais como delegacias especializadas, Distritos Integrados de Polícia (DIP) e Companhias Interativas Comunitárias (Cicom).