PGJ agraciado: Corpo de Bombeiros concede Medalha D. Pedro II

O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou nesta segunda-feira, dia 26 de dezembro, às 20h, na sede da corporação, no bairro de Petrópolis, uma cerimônia de entrega da medalha Imperador Dom Pedro II e das medalhas por tempo de serviço de 10, 20 e 30 anos. As atividades aconteceram em comemoração aos 136 anos de criação do CBMAM. O Procurador Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, foi um dos agraciados.

O comandante-geral, coronel Antônio Dias dos Santos, disse que o aniversário do CBMAM foi dia 7 de julho, mas que a data de 26 de novembro é significativa para os bombeiros porque foi o dia em que o órgão obteve a autonomia administrativa e operacional da Polícia Militar, instituição ao qual era subordinada. “Este também é o 14º ano de emancipação da Policia Militar”, frisou.

A medalha Imperador Dom Pedro II é a maior comenda concedida pelo CBMAM. Foi D. Pedro II quem fundou o Corpo de Bombeiros no Brasil. Ao todo, 26 autoridades receberam a condecoração, por terem se destacado em suas respectivas áreas de atuação e por contribuir para o bem  da sociedade no ano de 2012.

Além do Procurador Geral de Justiça, outras autoridades e civis também foram agraciados com a homenagem, entre elas, o comandante do 7º Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, major-brigadeiro do ar, Marco Antônio Carballo Perez; o comandante da 12ª Região Militar, o general de Divisão, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; o membro da Academia Amazonense de Letras, Moacir Couto de Andrade; o secretário de estadual de Cultura, Robério Braga; a chefe da agência de comunicação do governo do Estado, Lúcia Carla Gama e os comandantes-gerais dos Bombeiros do Amapá, Piauí e Pará.