Ponta Negra: simulação é realizada com novos equipamentos

 

 

Na manhã desta terça-feira, 26 de março de 2013, foi realizada a simulação de como deverá funcionar a praia da Ponta Negra com os novos termos celebrados no compromisso de ajustamento entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o Município de Manaus, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), o Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

 

O objetivo da simulação era observar como iria se desenvolver o trabalho integrado da PMAM, do CBMAM, da Guarda Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que sejam garantidos os aparatos necessários em casos de afogamentos e tomadas as medidas necessárias na realização dos primeiros socorros.

 

Duas simulações foram realizadas na praia com homens do CBMAM. A primeira foi executada com um pranchão sendo utilizado como principal recurso de salvamento. Já na segunda, o jet ski comprovou sua eficiência e rapidez no resgate, se mostrando indispensável para o socorro.

“Houve uma grande diferença no tempo de salvamento feito com o pranchão para o salvamento realizado com o jet ski. Isso foi muito importante para nós avaliarmos e recomendarmos ao município que providencie outro jet ski e outro quadriciclo o mais rápido possível, porque esses minutos de disparidade podem fazer toda a diferença na hora do salvamento”, declarou a Procuradora de Justiça e Presidente da Comissão Especial criada para tratar de assuntos referentes ao balneário da Ponta Negra, Jussara Pordeus.

 

Dentre os equipamentos de segurança solicitados pelo CBMAM, já foram disponibilizados dez flutuadores, dois pranchões, oito cadeirões, 800 metros de corda com boias, além de um jet ski e um quadriciclo.

 

No posto de atendimento provisório disponibilizado para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizado abaixo do palco do anfiteatro da Ponta Negra, equipamentos como Desfibrilador Externo Automático (DEA), colares cervicais, pranchas rígidas, protetor lateral de cabeça, ressuscitador manual, cilindros de oxigênio, máscaras de oxigênio com reservatório, aparelho de pressão, estetoscópio, glicosímetro, maca com rodas, cadeira de rodas, materias de consumo e medicamentos, tornando-o apto e suficiente para a realização dos primeiros socorros.

 

 

A praia da Ponta Negra segue sem previsão para reabertura. O Implurb deverá apresentar no prazo de 60 dias as normas de uso do Parque. Novos pontos devem ser discutidos e aditivos podem ser acrescentados no TAC.