MP-AM inspeciona locais de votação em Maués

A Promotora Eleitoral Yara Marinho, da Comarca de Maués, realizou visita para fiscalizar o acesso à Justiça e orientar o exercício do voto nas comunidades que vivem isolados às margens dos rios. A visita foi feita em conjunto com o Juiz Eleitoral Jean Pimentel e o Defensor Público Maurílio Maia, e atingiu as comunidades Osório da Fonseca, Trindade, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Liberdade no Rio Apocuitaua, Bom Jesus do Alto Apocuitaua, Comunidade São Sebastião do Rio Apocuitaua Miri e Comunidade São João no Rio Maués Miri.

Nas comunidades, Yara Marinho inspecionou os locais de votação e fez palestras sobre a importância do voto, a função do Ministério Público como órgão fiscalizador do pleito e a eleição que se aproxima. A Promotora explicou o processo de votação com a sequência de escolha para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, e, na oportunidade, os interessados puderam treinar a votação, utilizando nomes de candidatos fictícios. O tempo de votação foi cronometrado e o tempo médio de votação foi de 3 minutos e 20 segundos.

O defensor público Maurílio Casas Maia falou sobre o papel e a função da Defensoria Pública junto à sociedade, destacando a importância do serviço para a garantia dos direitos e o estabelecimento da Justiça. O juiz eleitoral de Maués, Jean Pimentel, falou sobre a atuação do Poder Judiciário na sociedade, destacando a importância de ações que facilitassem o acesso à Justiça. Yara Marinho reiterou a importância da visita, falando também sobre o papel do MP-AM junto à sociedade. “Raramente temos a oportunidade de chegar às comunidades da zona rural, por isso esse tipo de ação é sempre muito importante para a garantia dos direitos e para a reconstrução e reforço do conceito de cidadania", concluiu.