Semana da Saúde do MPAM abre com palestra sobre qualidade de vida no trabalho

DSC 0048

A Semana de Saúde do MPAM foi aberta nesta segunda-feira, 12/8, pela Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque. A Divisão de Recursos Humanos do órgão (DRH) planejou um ciclo de palestras com temas relacionados à busca de saúde e prevenção de doenças. Algumas palestras vão abordar o 'Diagnóstico dos Afastamentos de Servidores', 'Como Vencer as Doenças do Século?', 'Atuação do Exercício Físico no Sedentarismo', 'Sono de Qualidade na Vida Moderna. É possível?', 'A Importância da Nutrição na Qualidade de Vida', 'Cuidados Posturais' e o 'Impacto na Saúde da Coluna Vertebral'. Durante a semana de saúde também haverá uma sessão de meditação.

"Eu não tenho nenhuma dúvida da carga pesada que alcança também os servidores da nossa casa. Sei que vocês também sofrem com as situações que chegam. E que nós temos uma realidade na qual estamos vivendo, dentro de uma conjuntura muito difícil com a qual convivemos diariamente, muitas horas de nossas vidas. Ficamos na nossa instituição mais tempo do que com nossas famílias. Administramos grandes problemas por isso tenho clareza absoluta do quanto temos a responsabilidade de dar o tratamento devido. E tenho certeza que começa por momentos como este que nós vamos vivenciar aqui, durante essa semana. Eu espero que vocês participem e aproveitem", declarou a PGJ Leda Mara Albuquerque.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fábio Braga Monteiro, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Mauro Veras Bezerra e o Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (Sindsemp), Alberto Rocha Cavalcante, também participaram da abertura da semana.

Palestra de abertura
A DRH firmou uma parceria com a Junta Médica do Estado para identificar as causas dos principais afastamentos de membros e servidores. Neste sentido, foram analisados dados de 2013 a 2018, resultado num diagnóstico que guiará as ações institucionais de saúde e qualidade de vida do MP. De acordo com o Chefe da DRH, Marlon Bernardo, o MP tinha dificuldades em identificar as principais doenças dos seus colaboradores. "Essa realidade começou a mudar com o apoio da Junta Médica. Agora, nós temos à disposição um retrato fiel da saúde dos nossos membros e servidores, que servirá de base para um plano de retomada da saúde institucional. Vamos concentrar os nossos esforços e promover a felicidade no trabalho a partir de um novo olhar e o resgate da saúde de todos é o primeiro passo de um longo processo de transformação", disse Marlon. A palestra de abertura da Semana, "Diagnóstico de Afastamentos" trouxe à tona atitudes que podem diminuir o stress e as doenças que provocam afastamentos do trabalho. A Semana de Saúde e Qualidade de Vida vai até o dia 16 de agosto e contará com profissionais de Medicina, Nutrição, Educação Física e Psicologia.Fechando a manhã de palestras, a médica Luciana Freire de Oliveira falou sobre "Síndrome de Burnout e Saúde Ocupacional".

HOMENAGEM PROMOTORES1

 

A Semana de Saúde segue até sexta-feira, dia 16. Além da DRH, o evento conta com a participação da organização da Diretoria Geral e Cerimonial e Relações Públicas do MPAM. Confira a programação abaixo:

13.08 (Terça-feira)

09:30 – 10:30.
Tema: Cuidados Posturais e o Impacto na Saúde da Coluna Vertebral.
Palestrante: Luis Arthur da Silva.
10:40 – 11:40.
Tema: Atuação do Exercício Físico no Sedentarismo.
Palestrante: Bruno Rafael Maciel Rodrigues.
Graduado em Educação Física – Uninorte, Especialista em Fisiologia do Exercício (Uni La salle) e Biomecânica (UEA), Mestrando em Atividade Física e Saúde (Uni Euro Atlantica), Personal Trainer.
Pesquisador e Sócio-proprietário da Clinica Plena Care.

14.08 (Quarta-feira)
09:30 – 10:30.
Tema: A Importância da Nutrição na Qualidade de Vida.
Palestrante: Fernanda Piva.
Graduada em Nutrição pela Universidade Nilton Lins, Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP-SP e Pós-graduada em Personal Dieter pela UFG-GO.
10:40 – 11:40 – Tema: Como Vencer as Doenças do Século?
Palestrante: Silvia Bertolini Salgado.
Psicóloga com especialização em Psicopedagogia. Atua na área de Psicologia Clínica, em análise de Perfil Comportamental e como Coach.

15.08 (Quinta-feira)
09:30 – 11:30 – Tema: Sono de Qualidade na Vida Moderna. É possível?
Palestrante: Renato Oliveira Martins
Doutor em Cirurgia Otorrinolaringológica pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista/ FMB-UNESP. Além disso, é especialista em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista/ FMB-UNESP (2013) e em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/ FMUSP (2015). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2008).

16.08 (Sexta-feira)
09:30 – 11:00.
Tema: Técnicas Bioenergéticas de Relaxamento.
Palestrante: Sandra Maria Cabral de Castro.
Promotoria de Justiça aposentada, Mastercoaching com especialização em Psicologia Positiva, Hipnoterapeuta Magnetista.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior - ASCOM MPAM
Fotos: Hira Gomes – ASCOM MPAM