PGJ do Amazonas pôde conhecer detalhes da iniciativa capitaneada pelo iMPacta Lab, que entrou em fase de execução

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (29/01), a administração superior do Ministério Público do Amazonas (MPAM) teve acesso a detalhes do início da execução do projeto VitórIA, iniciativa do Laboratório de Inovação do órgão (iMPacta Lab). O encontro ocorreu no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas (INDT).

A procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque e a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Mendonça, puderam conferir o cronograma para entrega da primeira etapa do VitórIA, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo laboratório.

Trata-se de um imenso passo dado pelo Ministério Público do Amazonas rumo a um futuro mais moderno, tecnológico e em prol da sociedade, a partir da liberação de recursos da ordem de R$ 3,8 milhões via Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus)”, exaltou a PGJ.

A apresentação foi conduzida pela equipe do iMPacta Lab, liderada pelo promotor de Justiça Jefferson Neves de Carvalho.

Há uma semana, o laboratório já havia dado o pontapé inicial na fase executiva, também com reunião no INDT. Na ocasião, foram abordadas as principais diretrizes do projeto, os objetivos, o motor operacional que a IA rodará, além do financiamento, prazos e cooperação entre MPAM e o instituto, por meio de capacitações e treinamentos para o correto uso da plataforma.

VitórIA

A partir da integração entre modelos de linguagem e busca em bases jurídicas, o VitórIA agiliza o acesso à informação, trazendo suporte à elaboração de peças, à análise de documentos e à tomada de decisões em benefício da sociedade.


Texto: Lennon Costa
Foto: Divulgação/MPAM

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados