Encontro abordou temas como implementação do Programa Família Acolhedora e fortalecimento da rede de apoio à criança e ao adolescente no município
Com o objetivo de acompanhar e impulsionar as demandas mais urgentes na área da infância, juventude e conselhos municipais, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, nesta semana, uma reunião de alinhamento de estratégias com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Entre os principais temas abordados está a implementação do Programa Família Acolhedora no município. A iniciativa cadastra e capacita famílias voluntárias para acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados da família de origem por medida protetiva, promovendo um ambiente familiar e seguro até a reintegração familiar ou encaminhamento para adoção.
Outros pontos discutidos foram o fortalecimento da rede de apoio à criança e ao adolescente e o monitoramento do funcionamento dos conselhos municipais. De acordo com o promotor de Justiça que conduziu a reunião, José Ricardo Moraes da Silva, a ação faz parte de uma postura proativa e resolutiva do MP, que busca o diálogo interinstitucional para garantir a efetividade das políticas públicas e a proteção de direitos fundamentais na comarca.
“A aproximação entre o Ministério Público e a gestão municipal é fundamental para que possamos identificar gargalos e construir soluções conjuntas, evitando a judicialização excessiva e garantindo respostas céleres para os problemas da nossa comunidade", destacou o membro do MP.
Ele pontuou, ainda, que a Promotoria de Justiça de Ipixuna continuará acompanhando o desdobramento das metas estabelecidas durante o encontro, visando assegurar que a rede de proteção socioassistencial opere com plena eficiência.
Texto: Graziela Silva
Foto: Renato Noeder/Divulgação/MPAM
