Condecoração foi entregue em cerimônia realizada na própria escola
Situada em Anamã, a Escola Estadual Maria Nogueira Marques é o mais novo estabelecimento condecorado com o selo do projeto “Juntos pela Vida”, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A unidade alcançou 89,9% de cobertura vacinal em 2025.
O projeto certifica escolas do estado que atingiram ou superaram a marca de 80% de alunos vacinados. Após análise da documentação, foi verificado que, dos 109 alunos matriculados, 98 foram imunizados.
“A entrega do selo “Juntos pela Vida” à Escola Estadual Maria Nogueira Marques, na Comunidade do Arixi, em Anamã, é motivo de alegria e orgulho, porque mostra o resultado de um esforço coletivo entre escola, famílias e profissionais de saúde para proteger nossas crianças e adolescentes”, comemorou o promotor de Justiça Matheus de Oliveira Santana, responsável pela entrega do selo à escola.
Além de Anamã, a condecoração também foi entregue a duas escolas indígenas de Amaturá, a oito escolas de Careiro da Várzea e a uma escola de Autazes, somente neste ano.
“Em um município do interior, com desafios de acesso e distância, alcançar boa cobertura vacinal tem um peso ainda maior. Esse selo representa cuidado e prevenção, reforça a importância da vacinação e incentiva outras escolas a seguirem o mesmo caminho, garantindo um ambiente escolar mais seguro para todos”, complementou o promotor.
Sobre o projeto
O “Juntos Pela Vida” é coordenado pelos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), e tem como objetivo impulsionar a vacinação de estudantes das redes pública e privada de ensino da capital e do interior.
Para conquistar o selo é necessário comprovar a atualização da carteira de vacinação de pelo menos 80% dos alunos, incluindo o ciclo completo da imunização contra covid-19, HPV e dengue, juntamente das vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Texto: André Quintas
Foto: Ruben Wallace/Divulgação/MPAM

