Adesão ao Planejamento Estratégico Nacional do MP alinha objetivos, padrões e diretrizes nacionais
Durante sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada na terça-feira (10/02), foi aprovado, integralmente, o Plano Estratégico Institucional do Ministério Público do Amazonas (PEI-MPAM) para o próximo quadriênio (2026-2029). A sessão foi presidida pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza.
A versão do PEI aprovada pelo Colégio é resultado de um trabalho iniciado a partir da adesão do MPAM ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP 2020-2029), alinhando os objetivos estratégicos, a padronização metodológica e a coerência sistêmica às diretrizes nacionais; preservando as especificidades, a autonomia administrativa e funcional do MPAM — juntamente com metas próprias do Estado do Amazonas; fortalecendo a atuação coordenada das unidades do Ministério Público brasileiro; e favorecendo a mensuração de resultados, a transparência e a prestação de contas à sociedade.
A procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque reafirmou o compromisso da instituição com o alinhamento nacional, após formalizar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) o interesse em integrar o MPAM plenamente ao Mapa Estratégico Nacional do Ministério Público. Com isso, a equipe técnica da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP passou a atuar em cooperação com o MPAM, apoiando a elaboração do Projeto de Adesão e a definição do cronograma de execução.
O Mapa Estratégico é uma ferramenta que traduz a estratégia organizacional em objetivos claros e inter-relacionados. De acordo com o CNMP, o Mapa foi desenvolvido a partir da metodologia Balanced Scorecard (BSC), considerando três perspectivas centrais: resultados para a sociedade; processos Integradores; e aprendizado e crescimento. Isso permite alinhar as ações e iniciativas da organização com sua visão de futuro e facilita a comunicação da estratégia e o acompanhamento de seu desempenho.
A adesão do MPAM ao Mapa Estratégico Nacional para o quadriênio 2026-2029 consolida de forma esclarecida e integral a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da instituição.
Texto: André Quintas
Foto: Ascom
