Ação, que mobilizou cinco membros do parquet e a equipe do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), visa fortalecer o combate ao crime organizado
Com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas em Manaus, promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizaram uma reunião com delegados e a equipe do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil. A visita ocorreu nesta terça-feira (10/02), na sede do Denarc, dentro das dependências da Delegacia Geral.
A reunião teve como intuito apresentar a estrutura física do departamento, a equipe de investigação e os grupos de atuação, além de promover o alinhamento de trabalho entre a delegacia especializada e as promotorias que atuam no combate ao tráfico de drogas.
Estiveram presentes as promotoras Carla Santos Guedes Gonzaga, da 85ª Promotoria de Justiça (PJ); Christianne Corrêa Bento da Silva, da 21ª PJ; Laís Rejane de Carvalho Freitas, da 84ª PJ; e Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula, da 86ª PJ; e o promotor Mário Ypiranga Monteiro Neto, da 22ª PJ. A comitiva do MP foi recebida pelos delegados Rafael Schmidt e Rodrigo Torres.
A promotora Christianne Corrêa ressaltou a importância desse encontro, cujo objetivo foi aprimorar a repressão ao crime organizado. “Fomos convidados pela equipe do Denarc para conhecer o trabalho da equipe e fazer essa aproximação. É uma ação muito importante para o fortalecimento do trabalho entre a Polícia Civil e o Ministério Público no combate ao tráfico de drogas no Amazonas”, ressaltou.
De acordo com a promotora Carla Guedes, a organização cada vez mais estruturada dos grupos criminosos demanda maior coordenação de ações entre os órgãos de segurança. “É essencial esse intercâmbio de informações entre o Denarc e o MP, com as promotorias que tratam do tráfico de entorpecentes e que atuam junto às Varas de Delitos de Tráfico de Drogas. Para que a gente possa combater a criminalidade, os grupos que estão cada vez mais organizados, é preciso que os atores da persecução penal também se alinhem, tracem estratégias para enfrentar esse mal cada vez mais presente na nossa sociedade”, destacou a promotora.
Já a promotora Yara Marinho considerou a reunião proveitosa. “As instituições de combate ao tráfico de substâncias entorpecentes precisam estreitar laços e aprofundar a interlocução, com a finalidade de definir estratégias, perspectivas e expectativas para o garantir o eficaz combate ao tráfico de drogas. Esse encontro representa um compromisso contínuo das instituições em trabalhar conjuntamente pela segurança pública”, finalizou.
Texto: Vanessa Adna
Foto: Divulgação/MPAM
