Ação do MPAM pede licenciamento ambiental em área destinada à ampliação do cemitério de Nova Olinda

CEMITÉRIO NOVA OLINDA 2 menor 47f3f

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) pedido que o Judiciário obrigue o Município de Nova Olinda do Norte, pelo Prefeito Adenilson Lima Reis, a interditar, imediatamente, a área destinada à ampliação do cemitério municipal de Nova Olinda do Norte, a recuperar a área atingida, iniciar o processo de licenciamento ambiental da área e abster-se de realizar qualquer sepultamento nesse local. A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte, no dia 03/08.

"A municipalidade tem o dever de promover a licença ambiental desta área, a fim de impedir que este local cause danos ambientais que possam colocar sob risco a saúde da população novoolindense. Sabido que os cemitérios têm sido considerados como atividade com risco de contaminação ambiental, especialmente em razão do necrochorume, que é o líquido percolado resultante do processo de decomposição de cadáveres", argumentou, na ACP, o Promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso, que propôs a Ação.

A Promotoria de Justiça de Nova Olinda recebeu, no mês de junho de 2020, denúncia de instalação de um cemitério em uma área verde, no qual estariam sendo sepultadas as vítimas fatais do novo coronavírus (covid-19). O local ficaria no Bairro Chicolândia e, segundo o denunciante, não teria o devido licenciamento ambiental.

Em 16/06/2020, o MPAM encaminhou ofício ao Prefeito Adenilson Reis solicitando cópia integral do procedimento administrativo com documentos e informações sobre a ampliação do cemitério municipal de Nova Olinda do Norte, devendo constar um estudo do solo, estudo do impacto ambiental e licenciamento ambiental. "A própria municipalidade reconhece inexistir o devido e necessário licenciamento ambiental a possibilitar a ampliação do cemitério municipal de Nova Olinda do Norte", explicou o Promotor, que, então recorreu ao Judiciário.

Texto: Alessandro Malveira -ASCOM MPAM

Foto: MPAM

Últimas Notícias
MPAM busca, via Judiciário, transparência no portal do Município de Santa Isabel do Rio Negro

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) requerendo ao Judiciário que determine o...
MPAM obtém na Justiça a indisponibilidade de bens do Prefeito de Iranduba

Notícias
Atendendo a pedido do Ministério Público do Amazonas, o Juízo da Comarca de Iranduba concedeu liminar, determinando...
Ação do MPAM em Guajará leva Prefeitura a apresentar plano de atendimento socioeducativo

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por intermédio do Promotor de Justiça Iranílson Ribeiro, por meio de uma...
Em Santa Isabel, MPAM apela ao Judiciário por atendimento a adolescentes em conflito com a lei penal

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) pedindo ao Judiciário que obrigue o...