MPAM inspeciona rede de supermercados e propõe Ação Civil Pública por comercialização de centenas de produtos impróprios ao consumo

Design sem nome 57 98318

Foram identificados mais de 600 produtos impróprios para consumo ao término das inspeções

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor (81ª PRODECON), ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a empresa Supermercados DB Ltda. O documento, protocolado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), aponta o supermercado como comercializador de produtos impróprios para o consumo, especificamente nas unidades Empório DB Adrianópolis, Hiper DB Ponta Negra, Hiper DB Paraíba/Humberto Calderaro e Supermercado DB Campos Elíseos, colocando em risco a saúde dos consumidores.

A ação foi embasada em relatórios do PROCON/AM, que constatou irregularidades, incluindo a venda de produtos vencidos, latas amassadas, embalagens violadas, entre outras questões. A fiscalização identificou mais de 600 produtos impróprios para consumo em unidades da rede DB.

A Promotora de Justiça responsável pelo caso, Sheyla Andrade dos Santos, ressaltou a importância de garantir que os consumidores tenham acesso a produtos seguros e dentro das condições adequadas. A ACP busca, entre outros pontos, a condenação da empresa ao pagamento de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) a título de indenização por dano moral coletivo, montante a ser revertido em favor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor - FUNDECON. Além disso, o Ministério Público requer a condenação nos termos do art. 95 do CDC, possibilitando que as vítimas possam buscar reparação de forma individual”, declarou a Promotora de Justiça.

Diante disso, o MPAM refutou a justificativa do Supermercado DB em atribuir os problemas aos desafios operacionais devido à sua grande escala e ainda enfatizou a responsabilidade da empresa pelas irregularidades e a necessidade de uma investigação aprofundada.