Francisco Cruz vence eleição para Procurador-Geral de Justiça

Durante a eleição para escolha do novo Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, que ocorreu nesta quinta-feira, 13 de setembro, o Procurador de Justiça Francisco das Chagas Santiago da Cruz, atual PGJ, recebeu 118 votos e o Promotor de Justiça Otávio de Souza Gomes, ex-Procurador Geral, obteve 52. Os dois membros do Ministério Público do Amazonas concorrem ao cargo de PGJ para o biênio 2012/2014.

Francisco_Cruz_vence_eleio_para_Procurador-Geral_de_Justia_1
Francisco Cruz e Otávio Gomes concorrem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

A eleição, realizada na sede do Ministério Público, em Manaus, contou com 148 votos válidos, 19 abstenções, 4 votos nulos e 1 em branco. Nesse pleito, apenas os dois candidatos concorrem ao cargo, e agora o governador do Estado é quem decide, entre os dois nomes, quem será o novo PGJ. Tradicionalmente, o governador receberia uma lista tríplice  com os membros mais votados, mas apenas Francisco Cruz e Otávio Gomes se candidataram ao cargo. A lista será enviada nesta sexta-feira, dia 14, ao governador Omar Aziz, que terá 15 dias para decidir entre os nomes.

Francisco_Cruz_vence_eleio_para_Procurador-Geral_de_Justia_2
A Comissão Especial de Eleição fez a apuração dos votos

O pleito foi iniciado às 08:00 horas e estava sob a coordenação da Comissão Especial para Eleição, que é responsável pelos trabalhos de contagem e apuração. A comissão foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, por substituição legal,  José Hamilton Saraiva dos Santos, e formada pelas Promotoras de Justiça Izabel Chrisóstomo e Wandete Netto.

Após a apuração dos votos, às 16 horas, o presidente da Comissão disse que a eleição ocorreu com calma e transparência. "A eleição transcorreu bem, assim como foi durante todo o processo que antecedeu o pleito".