Projeto "O MP nas Escolas" alcança mais de 3.400 jovens

Na última sexta-feira, dia 07 de dezembro, a Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, no bairro do Adrianópolis, recebeu a última palestra de 2012 do Projeto “O MP nas Escolas”, desenvolvido e executado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF. O Promotor de Justiça do Gabinete de Assuntos Jurídicos,  Darlan Benevides de Queiroz, conversou com 87 estudantes do Ensino Médio. Os assuntos abordados na palestra aguçaram a curiosidade e a atenção dos alunos, que fizeram diversas perguntas ao Promotor.

O Projeto “O MP nas Escolas”, iniciado em meados de 2011 em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, conectou o Parquet a mais de 3.460 jovens de 58 escolas,  públicas e particulares, de todas as seis zonas da cidade de Manaus. Os municípios de Eirunepé e Alvarães também foram alcançados pelo Projeto. Ao todo, trinta e seis membros do Ministério Público do Amazonas palestraram sobre o trabalho nas Promotorias, bem como sobre assuntos importantes como direitos fundamentais, combate à corrupção e ao tráfico e uso de drogas.

O sucesso da iniciativa é demonstrado nas estatísticas e na análise da influência das palestras na conduta dos jovens. Além disso, outros MP's também demonstraram interesse em aplicar a ideia em seus Estados. "O saldo positivo do “O MP nas Escolas”, sem dúvida, deve ser creditado ao empenho e à dedicação da equipe do CEAF e aos colaboradores, entre eles, diretores de escolas e Promotores de Justiça", salientou o PGJ Francisco Cruz, idealizador do projeto. “O MP nas Escolas” passará por uma reformulação. O retorno das suas atividades está previsto para o mês de abril de 2013.