MPAM recebe novos Procuradores de Justiça

posse novos procuradoes 32b0c

Em cerimônia realizada hoje, 6/02/2020, no plenário Antônio Trindade, os membros ministeriais Neyde Regina Demósthenes Trindade e Aguinelo Balbi Júnior tomaram posse e entraram em exercício no Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amazonas. A cerimônia, marcada pela simplicidade e por discursos de reconhecimento à capacidade e integridade dos novéis integrantes do colegiado ministerial, emocionou a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, que presidiu a sessão extraordinária do CPMP.

"A singularidade do sentimento de satisfação que me toma nesta oportunidade decorre, principalmente dos indiscutíveis méritos dos que aqui chegam e os laços de amizade que me ligam à Neyde e ao Aguinelo, pela longa e afetuosa convivência, pelo mútuo e especial carinho e grande admiração. Ambos amigos de juventude, de alegrias, esperanças, sonhos e utopias. Espero que a partir desse momento importante na vida de vocês, nós todos possamos, unidos, firmes, seguir nessa missão que incumbe ao ministério público brasileiro promover o bem da população do estado, do país, na expectativa de nos aproximar ainda mais daquela utopia da juventude: uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária", declarou a PGJ, na saudação aos novos Procuradores de Justiça.

A mesa da sessão extraordinária do CPMP, presidida pela PGJ Leda Mara Albuquerque, foi composta também pelo Controlador-Geral do Estado do Amazonas, Otávio Gomes; e pelo presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, Promotor de Justiça Lauro Tavares, que saudou os recém-empossados, afirmando que "a verdadeira sabedoria reside nas coisas simples da vida".

"A atuação dos novos integrantes do CPMP representa bem isso, porque, pautada na simplicidade, mas com altivez, garra e destemor, serve de referência a todos. Combateram o bom combate e deram o melhor de si como promotores de Justiça. Agora, no colegiado, nos renovam a esperança de que, junto com a administração superior, conduzam a instituição pelo caminho mais seguro rumo ao bem comum", pontuou o presidente da AAMP.

Os novos integrantes do CPMP foram promovidos ao cargo de Procurador de Justiça para preencher, respectivamente, as vagas deixadas pelos Procuradores de Justiça aposentados Francisco Cruz e Carlos Coelho. Na cerimônia, o Secretário-Geral Alberto Nascimento leu os atos da PGJ de promoção e de outorga das Medalhas do Mérito do Ministério Público, que foram entregues pela PGJ aos novos procuradores antes da assinatura do Livro dos Procuradores.

O ex-Procurador-Geral e Procurador de Justiça aposentado, Aguinelo Balbi, fez a entrega do diploma ao seu filho, Aguinelo Balbi Júnior. Designadas para conduzir os novos procuradores ao centro do plenário, as procuradoras de Justiça Liani Mônica Guedes de Freitas e Karla Fregapani também fizeram as saudações aos novos Procuradores de Justiça, Neyde Trindade e Aguinelo Balbi, respectivamente.

Em seu discurso, Neyde Trindade lembrou de seu ingresso no MP em 1988, mesmo ano em que a Constituição deu força ao órgão ministerial, aproximando-o mais da sociedade civil. "Sou cria desse MP e retrato minha atuação nessa instituição em três palavras: gratidão pelo apoio recebido da família, dos membros e servidores ministeriais; pedido de perdão à sociedade pelas investigações demoradas, pelos resultados insatisfatórios e pelos bens e direitos subtraídos e não recuperados, e compromisso de continuar atuando com a mesma disposição com que ingressara no MP", resumiu.

Em seu pronunciamento, Aguinelo Balbi, acompanhando Neyde Trindade, usou a palavra honra para destacar a própria satisfação pelo ingresso no colegiado do MPAM. "Junto com a Neyde, deparamos hoje com um Colégio de Procuradores totalmente renovado em relação ao que encontramos em nosso ingresso. Meu desejo é que tenhamos sabedoria e força para seguir honrando o MP, buscando sempre o caminho reto, o bom caráter, atitudes que sirvam de exemplo a todos, ainda que não se deem em sua plenitude. Meu coração está exultante e, por isso, agradeço especialmente a meus pais, esposa e filhos, aos companheiros do MP e de outras instituições, aos amigos e, ainda, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para fazer de mim a pessoa que sou", declarou.

Texto: Milene Miranda – Ascom MPAM

Foto: Hirailton Gomes - Ascom MPAM

Últimas Notícias
Itacoatiara também tem carreata contra o isolamento social proibida pela Justiça com Ação do MPAM

Notícias
A pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pelas promotorias de Justiça de Itacoatiara, a...
Justiça acata pedido do MPAM e proíbe carreata contra o isolamento em Manaus e em todo o AM

Notícias
*Justiça acata pedido do MPAM e proíbe carreata contra o isolamento social em Manaus* A Justiça estadual acatou, no...
Coronavírus: Nova Olinda também entra em toque de recolher por recomendação do MPAM

Notícias
Como ocorreu em Parintins, o município de Nova Olinda do Norte também teve decretado o toque de recolher pela...
Alertas, flagrantes, fiscalização ao Poder Público: a atuação do MPAM no interior do Estado no combate ao coronavírus

Notícias
Desde que a crise da pandemia do novo coronavírus se agravou, no Amazonas, o Ministério Público (MPAM) vem agindo em...