36992804310 2bca58b3f7 z

 

O Seminário de Meio Ambiente e Direito Ambiental organizado pela Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) em comemoração aos 20 anos da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciou na última quinta-feira (21),  com a participação de aproximadamente 150 pessoas, que acompanharam as atividades no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus F. Lopes.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo desembargador Claudio Ressing, presidente em exercício do TJAM; o diretor da Esmam, desembargador Ari Moutinho; o desembargador Wellington Araújo; o coordenador da Esmam, juiz Paulo Feitoza; o juiz Elci Simões  e o Procurador de justiça Mauro Veras .
Logo após a abertura do evento, o titular da Vemaqa e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Adalberto Carim Antonio, homenageou as instituições e pessoas que, ao longo das duas décadas, colaboraram com as conquistas da unidade judiciária ambiental no Estado. O magistrado se emocionou em vários momentos da solenidade, durante a qual também ocorreu o lançamento do Selo Comemorativo pelo aniversário de 20 anos. Representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), foram homenageados com uma placa o Procurador de Justiça Mauro Veras, a Promotora de Justiça Maria Cristina Vieira da Rocha e o Promotor de Justiça Francisco de Assis Aires Arguelles, todos com destacada atuação na área ambiental.
No encerramento do seminário, na sexta-feira, (22), a Vemaqa promoveu mais uma sessão para homenagear pessoas que colaboraram com as conquistas da unidade judiciária ambiental no Estado, entre elas, os Procuradores de Justiça José Roque Nunes Marques e Maria da Silva Nazaré e os Promotores de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães e Maria das Graças Gaspar (in memoriam).

Ciclo de palestras
O ciclo de palestras do seminário foi iniciado pelo Instituto Soka-Cepeam, que abordou o tema "Educação Ambiental", utilizando como estudo de caso o projeto "Sementes da Vida", uma iniciativa socioambiental idealizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas. Em seguida, a assessora-chefe de Gestão Socioambiental no Superior Tribunal de Justiça Katlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini, ministrou a palestra “A sustentabilidade nos Tribunais”.

Membros do MP-AM homenageados:

Procuradores:

José Roque Nunes Marques
Maria da Silva Nazaré
Mauro Veras

Promotores:

Francisco de Assis Aires Arguelles
Maria Cristina Vieira da Rocha
Maria das Graças Gaspar de Melo (in memoriam).
Paulo Stélio Sabbá Guimarães

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados