editada 1

O Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Evandro Paes de Farias, foi homenageado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na noite de ontem, 23 de abril de 2015, ao ser condecorado com a “Medalha Tiradentes”, a maior honraria concedida pela instituição.

A entrega da medalha ao decano do MP-AM ocorreu durante solenidade alusiva aos 178 anos da Polícia Militar, na sede do Comando-Geral, no bairro Petrópolis, Zona Sul da cidade.Todos os anos, a PMAM realiza esta solenidade em homenagem ao patrono das polícias militares: Joaquim José da Silva Xavier (“Tiradentes”), que deu nome à honraria, e em comemoração ao aniversário da instituição.

Junto de Evandro Farias, a PMAM homenageou, ainda, policiais militares, oficiais e praças de outras instituições militares e autoridades civis, pelos serviços prestados à instituição e à comunidade. Entre os agraciados estava o vice-governador Henrique Oliveira. O Procurador de Justiça recebeu a medalha das mãos do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa.

O Procurador-Geral de Justiça do MP-AM, Carlos Fábio Braga Monteiro, considerou a homenagem ao Procurador de Justiça Evandro Farias, justíssima. “O doutor Evandro Farias é o membro mais antigo do Ministério Público em atividade e, além disso e tão importante quanto a isso é que é admirado e respeitado por todos os membros do Ministério Público e a sociedade amazonense”, declarou Fábio Monteiro. Estiveram presentes no evento, ainda, o Secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Sérgio Fontes; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha; além autoridades civis e militares e todas as tropas da PMAM, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento do Interior (CPI) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Tiradentes é o maior herói brasileiro da história. Foi por sua dedicação e amor à Pátria que o fizeram ter papel de destaque entre todos os outros que tombaram nas revoltas que almejaram a Independência do Brasil. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua atividade nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, ele foi aclamado patrono das polícias do Brasil.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados