COVID-19: testagem prévia no MPAM evita retorno ao trabalho de infectados pelo vírus

TESTAGEM DIA 27 07 b dc14b

A testagem para a detecção da presença do coronavírus feita pelo Ministério Público do Amazonas em membros, servidores e estagiários da instituição evitou que várias pessoas voltassem ao trabalho presencial, a partir da segunda-feira (27), infectadas pelo vírus sem apresentarem sintomas. Os testes começaram a ser feitos em todos os profissionais da instituição que iniciou o retorno gradativo nesta semana. Ao todo, foram testadas 334 pessoas, das quais foram detectadas 28 com a presença do vírus no organismo (índice de IGM reagente), 73 imunes (índice IGG reagente e IGM não reagente) e 233 pessoas que, teoricamente, não tiveram contato com o vírus (IGG e IGM não reagentes).

"Embora o percentual identificado como Igm reagente esteja dentro do esperado, não deixou de causar surpresa. Quase 8% do total de testados ainda com potencial de transmissão, indica que a decisão institucional - inserida em seu Plano de Retorno - de realizar os testes foi acertadissima e indispensável", afirmou o Diretor-Geral do MPAM, José Alberto Machado.

O primeiro grupo de pessoas voltou a trabalhar presencialmente na segunda-feira (27), de acordo com o escalonamento que foi feito por intermédio de um mapeamento de todo o universo funcional do MPAM com a aplicação de um questionário individual, o que possibilitou traçar o perfil de cada pessoa, considerando, além de sua condição de saúde, o aspecto familiar e funcional. Dessa forma, o retorno ao trabalho foi dividido em fases graduais, das quais o último grupo retorna no dia 1º de setembro. Em todas as fases, em momento prévio à data fixada para o retorno, será feita a testagem em massa dos interessados.

A testagem em massa faz parte do Plano de Retorno às Atividades Presenciais da PGJ/AM, iniciado há alguns dias, e que prevê cerca de 53 medidas, com o objetivo de preservar saúde e segurança das pessoas, com providências de distanciamento, constante higienização dos locais de trabalho, reorganização dos espaços e maior disciplina no atendimento ao público externo. Em todas as unidades do MP, na capital, cartazes com orientação foram afixados, bem como medidas de segurança sanitária foram adotadas, tais como, a medição da temperatura de toda pessoa que entra no prédio e a colocação de totens com álcool em gel nos pontos de acesso e de trânsito mais comum. A contratação das duas empresas para a realização dos testes foi publicada no Diário Oficial do MPAM (DOMP), na edição do dia 17 de julho, no despacho Nº 244.2020.03AJ-SUBADM.0502556.2020.011517.

O retorno gradual dos grupos vai até o dia 1º de setembro, com possibilidade de o cronograma ser alterado caso haja alguma indicação de que a curva epidemiológica da doença, no Estado, não continue sua tendência de queda.

"O Plano de Retorno às atividades presenciais da PGJ/AM, elaborado pela equipe técnica da casa, sob orientações gerais da administração superior, surgiu como fruto de manifestações bem refletidas, contando com contribuições dos protagonistas da comunidade interna, tanto membros quanto servidores, ancorando-se, também, na RESOLUÇÃO N.º 214, DE 15 DE JUNHO DE 2020, do Conselho Nacional do Ministério Público. O objetivo principal é propiciar um retorno organizado, com governança e monitoramento, pautado nos ideais de segurança e saúde de todos os que atuam e interagem com o ambiente interno da instituição. Até aqui, temos alcançado esses propósitos e o feed back dos colegas tem sido muito bom. Prosseguimos avançando na execução e monitoramento das medidas previstas.", ressaltou o Diretor de Administração, Frederico Abrahim.

Texto e foto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

 

Últimas Notícias
Em Santa Isabel, MPAM apela ao Judiciário por atendimento a adolescentes em conflito com a lei penal

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) pedindo ao Judiciário que obrigue o...
MPAM segue investigações sobre compra de combustíveis em Itacoatiara

Notícias
  Na manhã desta terça-feira (22), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), em Itacoatiara, realizou...
MPAM pede suspensão de licitação e de pagamentos por serviços de limpeza pública em Humaitá

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, pela 2ª Promotoria de Justiça de Humaitá, pediu à Justiça, nesta...
SAJ-MP disponibiliza novas funcionalidades a partir desta segunda-feira, 21/09

Notícias
O Ministério Público do Amazonas coloca em uso a partir de hoje, 21/09, duas novas funcionalidades inseridas no...