ACONTECE MPAM: Promotora do MPAM, Vânia Marinho, é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas

WhatsApp Image 2021-03-31 at 12.36.46 e88b6

 A Promotora de Justiça, Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, foi escolhida pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta terça-feira (30), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Em nome do Ministério Público do Estado do Amazonas, o Procurador Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, saudou a nova desembargadora destacando o prestígio e credibilidade de que ela desfruta entre os operadores do Direito.

"É uma honra para os Membros do Ministério Público ter a Dra. Vânia Maria Marinho como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ela manteve uma trajetória ilibada em todos os postos em exercício. O trabalho atuante a frente da 28.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude fez toda a diferença para a proteção dos interesses das crianças e dos adolescentes, como, por exemplo, os direitos à vida, à saúde, à educação, à convivência familiar e comunitária. A escolha deve-se à história da Promotora no MPAM, contribuindo com o Sistema de Justiça Amazonense. Agora, ela terá muito a contribuir com a Corte e com toda a sociedade", destacou o PGJ.

A escolha do Governador respeitou a decisão da maioria do Pleno da TJAM. A Promotora de Justiça, Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, teve 20 votos, seguida do promotor Luiz Alberto Dantas Vasconcelos, com nove votos, e Mirtil Fernandes do Vale, com sete votos. Ela ocupa a vaga deixada pelo Desembargador Djalma Martins, que se aposentou em fevereiro deste ano. A vaga é reservada constitucionalmente ao MPAM e a posse ocorrerá no dia 06 de abril, às 9h, por videoconferência pelo canal do TJAM no Youtube.

Lista sêxtupla

No último dia 25, Membros do Ministério Público do Estado do Amazonas escolheram, por meio de votação on-line pelo sistema VOTUS, os seis Promotores de Justiça que disputam à vaga de Desembargador, reservada constitucionalmente ao MPAM. A lista sêxtupla foi enviada ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) que formou a lista tríplice avaliada pelo Governador do Amazonas.


Perfil da nova desembargadora

Vânia Maria Do Perpétuo Socorro Marques Marinho é Promotora de Justiça da 28.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude - Infracional. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialização em Legislação ambiental, Direito Civil e Processo Civil e mestrado em Direito Ambiental Penal. Ela ingressou no MPAM em 1998, e trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves. Foi Promotora na 44.ª Promotoria de Justiça junto à 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal, atuando ainda na 18.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52.ª Promotoria de Urbanismo.