UEA vence Martha Falcão na primeira etapa do Juri Simulado

 

Por quatro votos a três, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) venceu a Faculdade Martha Falcão na terceira disputa do Juri Simulado 2010, do Ministério Público do Amazonas, que continua nesta quarta-feira, 10.

A pauta em discussão foi um processo de 2008, onde um homem, Marcos de Assis, é acusado de tentativa de homicídio contra Camilo Drummond. O caso aconteceu no dia 3/11/2008, numa padaria no bairro Ouro verde, zona leste de Manaus.

A discussão foi acirrada entre as equipes que tentaram, ao máximo, convencer o conselho de jurados, composto por sete pessoas. Na ocasião, os acadêmicos da UEA representaram a defesa do réu e conseguiram sensibilizar os juristas.

De acordo com o Juiz da sessão, Dr. Jorge Alberto Mendes Júnior, a participação dos alunos foi muito boa. “Temos que considerar que eles ainda são estudantes e não possuem experiência de juri, mesmo assim, o nível está excelente. Eles são uma promessa, para que na vida prática, atuem no Tribunal do Juri”, disse.

Jorge Alberto também reforçou a iniciativa do MP em promover um evento como esse, que possibilita a aproximação e o aprendizado dos acadêmicos, além de ser uma troca entre os que já estão na carreira. “Para mim é uma satisfação colaborar com este trabalho. E eu vim aqui não só para fazer amigos, mas sobretudo, para aprender com os iniciantes”, afirmou.

 Para os vencedores, é apenas a primeira etapa e estão satisfeitos com a atuação. “É uma honra para a nossa equipe participar desse Juri Simulado, até porque nós não lidamos com isso todos os dias. Foi um esforço muito grande e demandou muito estudo para chegarmos a essa vitória”, avalia Frabrício Henriques, aluno do 9º período de Direito da UEA.

 Agora, a UEA espera o vencedor entre UFAM (acusação) X FAMETRO (defesa), para disputar a segunda fase do Concurso que será nesta quinta-feira, 11.