MPAM quer segurança e acessibilidade no Festival das Cirandas de Manacapuru

WhatsApp Image 2019-08-19 at 16.06.27 1

O Ministério Público do Amazonas, por meio das 1ª e 2ª promotorias de Justiça de Manacapuru, expediu recomendação para garantir a segurança do público e a acessibilidade das pessoas com deficiência no Centro de Convivência Parque do Ingá, localizado na Avenida Manoel Urbano, bairro Aparecida, onde, tradicionalmente, é realizado o Festival de Cirandas daquele município. A Recomendação é assinada pelos promotores de Justiça José augusto Palheta Taveira Júnior, da 1ªPJMAN, e Sarah Clarissa Cruz Leão, da 2ªPJMAN.

“Nosso objetivo é intermediar a resolução dos problemas de segurança e de acesso. A segurança do evento e de todos os frequentadores do Parque do Ingá é de responsabilidade do Município, que deve acatar a Recomendação, providenciando as adequações físicas e estruturais do local, sob pena da adoção das medidas judiciais cabíveis”, declarou o Promotor de Justiça José Augusto Palheta Taveira Júnior. O festival de Cirandas de Manacapuru acontece nos dias 30 e 31 de Agosto, e 1º de Setembro.

A recomendação decorre de três procedimentos extrajudiciais, em trâmite nas duas promotorias de Justiça, e toma por base os relatórios técnicos das inspeções realizadas no dia 09/08/2018, pelo Núcleo de Apoio Técnico do MPAM, e pelo Corpo de Bombeiros, no último dia 14/08/2019. Os relatórios apontam a inexistência de dispositivos, instalações e infraestrutura para atender pessoas usuárias de cadeira de rodas, a falta de instalações e equipamentos de segurança e combate a incêndio e, ainda, a ausência de sinalização de rota de fuga, para situações de risco iminente, que exijam evacuação imediata.

Conforme preceitua a Recomendação, a prefeitura de Manacapuru deve encaminhar ao MPAM, no prazo de 48 horas contados da notificação de recebimento, cronograma detalhado das reformas a serem realizadas no Parque do Ingá, bem como as providências eventualmente já tomadas, a fim de dar integral cumprimento às recomendações de segurança e acessibilidade constantes dos relatórios nº 026/2019 do Corpo de bombeiros Militar do Estado do Amazonas e nº 029/2019-NAT-ENG-MPAM.

Texto: Milene Miranda – ASCOM MPAM

Foto: Página da Prefeitura de Manacapuru no Facebook

Últimas Notícias
MPAM participa da primeira audiência à distância feita em Itacoatiara

Notícias
O Ministério Pùblico do Amazonas (MPAM), através da 3ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara, participou, nesta...
MPAM adere à divulgação do Projeto Resgate à Infância, do MPT

Notícias
Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) visitaram, na manhã desta quarta-feira (19), a Procuradoria...
MPAM inaugura oitivas de pessoas surdas em Libras

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, por meio da 42ª Promotoria de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência,...
Setor de serviços e órgãos públicos se unem para divulgar canais de denúncia de violência contra a mulher

Notícias
Entidades do Poder Público vão estreitar atuações para reforçar a divulgação dos canais disponíveis para o...