MPAM quer segurança e acessibilidade no Festival das Cirandas de Manacapuru

WhatsApp Image 2019-08-19 at 16.06.27 1

O Ministério Público do Amazonas, por meio das 1ª e 2ª promotorias de Justiça de Manacapuru, expediu recomendação para garantir a segurança do público e a acessibilidade das pessoas com deficiência no Centro de Convivência Parque do Ingá, localizado na Avenida Manoel Urbano, bairro Aparecida, onde, tradicionalmente, é realizado o Festival de Cirandas daquele município. A Recomendação é assinada pelos promotores de Justiça José augusto Palheta Taveira Júnior, da 1ªPJMAN, e Sarah Clarissa Cruz Leão, da 2ªPJMAN.

“Nosso objetivo é intermediar a resolução dos problemas de segurança e de acesso. A segurança do evento e de todos os frequentadores do Parque do Ingá é de responsabilidade do Município, que deve acatar a Recomendação, providenciando as adequações físicas e estruturais do local, sob pena da adoção das medidas judiciais cabíveis”, declarou o Promotor de Justiça José Augusto Palheta Taveira Júnior. O festival de Cirandas de Manacapuru acontece nos dias 30 e 31 de Agosto, e 1º de Setembro.

A recomendação decorre de três procedimentos extrajudiciais, em trâmite nas duas promotorias de Justiça, e toma por base os relatórios técnicos das inspeções realizadas no dia 09/08/2018, pelo Núcleo de Apoio Técnico do MPAM, e pelo Corpo de Bombeiros, no último dia 14/08/2019. Os relatórios apontam a inexistência de dispositivos, instalações e infraestrutura para atender pessoas usuárias de cadeira de rodas, a falta de instalações e equipamentos de segurança e combate a incêndio e, ainda, a ausência de sinalização de rota de fuga, para situações de risco iminente, que exijam evacuação imediata.

Conforme preceitua a Recomendação, a prefeitura de Manacapuru deve encaminhar ao MPAM, no prazo de 48 horas contados da notificação de recebimento, cronograma detalhado das reformas a serem realizadas no Parque do Ingá, bem como as providências eventualmente já tomadas, a fim de dar integral cumprimento às recomendações de segurança e acessibilidade constantes dos relatórios nº 026/2019 do Corpo de bombeiros Militar do Estado do Amazonas e nº 029/2019-NAT-ENG-MPAM.

Texto: Milene Miranda – ASCOM MPAM

Foto: Página da Prefeitura de Manacapuru no Facebook

Últimas Notícias
Decisão do TSE sobre vereadores no Piauí respalda cassação de vereadores de Manaus

Notícias
A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de cassar os mandatos de seis vereadores de Valença do Piauí (PI),...
MPAM quer devolução de pagamento em acúmulo irregular de cargos em Lábrea

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, expediu Recomendação ao...
MPAM intervém para que Hospital de Tabatinga não fique sem serviço de diagnóstico de imagens

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou um pedido para impedir que a Secretaria de Estado de Saúde do...
Comissão de Saúde do MPAM faz reunião com secretários de Estado do Amazonas

Notícias
A Comissão de Saúde do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu, hoje, 19/09, uma reunião com os...