Comissão de Saúde do MPAM faz reunião com secretários de Estado do Amazonas

WhatsApp Image 2019-09-19 at 14.50.47

A Comissão de Saúde do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu, hoje, 19/09, uma reunião com os titulares das Secretarias de Saúde (Susam), Fazenda (Sefaz), da Controladoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti). Foi apresentado aos gestores um relatório elaborado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) sobre os pagamentos que ainda devem ser feitos às cooperativas que operam na área de Saúde. 

“Não se trata de apontar culpados, mas de buscar soluções para os problemas da Saúde no Estado. O caminho é a transparência. Algumas medidas concretas contribuiriam muito par amenizar o problema, um cronograma de pagamentos, a transparência, um trabalho de divulgação desse cronograma”, disse o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais.

A Comissão de Saúde é formada pelos promotores de Justiça Silvana Nobre, Claudia Câmara, Antônio Mancilha e Edilson Martins, sob a presidência da Procuradora de Justiça Silvia Tuma.

“A Comissão foi instaurada lá atrás, em virtude da crise na Saúde do Estado. A reunião, hoje, é para apresentar esse relatório e ouvir a solução que o Estado está encaminhando. Queremos ouvi-los e, a partir daqui, vamos fazer um relatório e encaminhar paras as respectivas promotorias”, disse a presidente da Comissão, Procuradora Silvia Tuma.

Texto e foto: Alessandro Malveira