MPAM integra audiência pública sobre crescimento do trabalho infantil no AM

audiencia_3_a29c3.png

A audiência teve como objetivo promover debates e políticas públicas para mudar essa realidade

Em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil (12), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), integrou a audiência pública realizada no auditório Deputado Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na manhã da última terça-feira, 14. 

Na ocasião, uma das principais abordagens foi a preocupação com o aumento do índice do trabalho infantil no Amazonas que já atinge 6% do público de 5 a 17 anos, representando mais de 50 mil crianças e adolescentes. De acordo com os Líderes Comunitários, Representantes de Entidades e Universitários, esse número é maior que a média nacional de 4,8%.

“A Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa reuniu adolescentes, instrutores e representantes de órgãos de proteção dos direitos da criança e do adolescente para debater os malefícios do trabalho infantil que, com o aumento da pobreza, cresceu durante a pandemia. O MP da infância participa dessa campanha de conscientização, justamente para informar, conscientizar a sociedade desses malefícios, buscando quebrar essa cultura e mito que é melhor estar trabalhando do que na rua. Crianças e Adolescentes precisam de educação com qualidade e políticas públicas que viabilizem a transformação de suas vidas como a aprendizagem”, declarou a Coordenadora do CAO-IJ, Romina Carmem Brito Carvalho.

Além do MPAM, o trabalho vem sendo realizado em conjunto com toda rede de proteção, envolvendo a Comissão da Aleam, Conselheiros Tutelares, Tribunal de Justiça, OAB/AM e organizações sociais.