MPAM convoca autoridades e empresa MADIM para discutir crise no Hospital 28 de Agosto

Design sem nome e9f14

MP busca soluções para colapso no Hospital 28 de Agosto e questiona falta de pagamento aos profissionais terceirizados. Novo encontro agendado requer solução junto à Secretaria de Saúde e Secretaria da Fazenda

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde Pública, promoveu uma reunião de urgência na última sexta-feira, 02/02, para debater a crise no Hospital 28 de agosto. O encontro, realizado na sede do MPAM, no bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus, contou com a participação da diretoria do Hospital 28 de Agosto e com os representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), do Fundo Estadual de Saúde (FES) e da empresa de serviços de saúde MADIM.

Durante a reunião, a empresa MADIM apontou a falta de pagamento dos profissionais médicos e técnicos das empresas terceirizadas que atuam na unidade de saúde. Sérgio Chalub, Diretor da MADIM, destacou a irregularidade nos pagamentos, ressaltando que, mesmo após um acordo feito pela Casa Civil com a cooperativa médica, os profissionais continuam enfrentando dificuldades devido à escassez de insumos básicos.

“A audiência foi realizada para tomarmos conhecimento da existência de alguma tratativa entre o Estado e a empresa prestadora de serviço, para que o setor volte a funcionar em sua plenitude. Marcamos um novo encontro com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Fazenda e o Fundo Estadual de Saúde, para que todos os responsáveis sentem à mesa e justifiquem qual ação proposta para sanar essa paralisação,” afirmou Luissandra Chíxaro de Menezes, Promotora de Justiça.

O MPAM realizará uma nova audiência nesta quarta-feira, 07/02, com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundo Estadual de Saúde (FES) e a empresa MADIM. O objetivo é buscar soluções para os impasses e assegurar o funcionamento adequado dos serviços de imagem do Hospital 28 de Agosto.

Na reunião estiveram presentes a Promotora de Justiça da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde Pública, Luissandra Chíxaro de Menezes; Fabrício Carvalho, Assessor Jurídico da SES-AM; Ellen Gadelha, Diretora do Hospital 28 de Agosto; Getro Felipe Simões Lêdo, Secretário Executivo do Fundo Estadual de Saúde, e Sérgio Chalub, Diretor da MADIM.