Jussara Pordeus assume a presidência do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público

fotocapacnompposse bb454Clique: FOTOS POSSE CNOMP

A cerimônia de posse contou com a apresentação do Coral do Amazonas, emocionando os presentes

Na manhã deste Dia Internacional da Mulher, 08/03, a Ouvidora-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Jussara Maria Pordeus e Silva, tomou posse como Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP). O evento ocorreu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MPAM, localizado no bairro Nova Esperança, em Manaus.

Na abertura do evento, Nádia Estela Ferreira Mateus, presidente em exercício, elogiou a trajetória e dedicação de Jussara Maria Pordeus e Silva, destacando sua carreira acadêmica, sua excelência profissional, bem como "a personalidade cativante, o espírito empreendedor e a capacidade de inspirar e contagiar a todos com sua alegria", pontuou.

A Ouvidora do Ministério Público de Rondônia e secretária do CNOMP, Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, conduziu a leitura do Termo de Posse durante a cerimônia. Jussara Pordeus assinou o termo, sendo declarada Presidente para o ano de 2024 e assumindo a condução da solenidade. A nova Diretoria também foi empossada.

Durante a cerimônia, o Coral do Amazonas, regido pelo Maestro Fabiano Cardoso, apresentou as toadas "Bicho Homem", dos compositores Ronaldo Barbosa, Carlos Paulain e Simão Assayag, e "Lamento da Raça", do Compositor Emerson Maia, com arranjos do Maestro Zacarias Fernandes, emocionando a todos os presentes no evento.

Alessandro Samartin, Presidente da Associação Amazonense dos Membros do Ministério Público (AAMP), ressaltou que a nova presidente do CNOMP, Jussara Pordeus, é mais que uma líder para a entidade, destacando seus 30 anos de carreira e sua dedicação à profissão. Ele enfatizou sua abertura ao diálogo e seu compromisso com o aprendizado contínuo, sendo admirada não apenas por aqueles que compartilham suas ideias, mas também por aqueles que têm opiniões divergentes.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou a significância da ascensão de uma mulher à presidência do Conselho Nacional das Ouvidorias do Ministério Público, ressaltando que essa conquista vai além do âmbito individual, sendo uma celebração de todas as mulheres cujas vozes são frequentemente silenciadas.

"É essencial lembrarmos da importância de ouvir com 'ouvidos de mulher' em todas as áreas de nossas vidas. É por meio dessa escuta compassiva que podemos verdadeiramente compreender, conectar e transformar nosso mundo", afirmou o PGJ.

O Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, em nome da Ouvidoria Nacional do CNMP, saudou a todas as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres. Na oportunidade, expressou votos de que todos os dias sejam marcados não apenas por flores, mas também por sonhos, determinação, respeito, igualdade e conquistas. "Do Ministério Público Amazonense surgem exemplos de mulheres dedicadas, comprometidas com a instituição e com cada cidadão, ressaltando o papel do MP na defesa dos direitos de todos", declarou.

Por fim, a Presidente empossada do CNOMP compartilhou sua jornada desde que ingressou no MPAM em 1986, enfrentando diversos desafios. Há três anos, ao assumir a Ouvidoria, reconheceu a grandeza do trabalho à frente.

"Colaborar com o Conselho tem sido uma experiência enriquecedora, em uma verdadeira família dedicada à justiça. Ao longo do tempo, assumi diferentes responsabilidades, como secretária e vice-presidente, cada uma apresentando seus próprios desafios. A Ouvidoria tornou-se uma ligação vital entre o cidadão e o Ministério Público, especialmente durante a pandemia, quando o isolamento social destacou ainda mais sua importância", disse, emocionada, a Presidente.

Compuseram a mesa de honra a ex-Presidente do CNOMP, Nádia Estela Ferreira Mateus; o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos e Presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; a Presidente empossada do CNOMP e Ouvidora-Geral do MPAM, Jussara Maria Pordeus e Silva; representando o Governo do Amazonas, a Secretária de Estado das Cidades e Territórios, Renata Queiroz Pinto Mustafa; a Desembargadora Onilza Abreu Gerth, Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas; a Presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público e Corregedora-Geral do MPAM, Silvia Abdala Tuma; Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, membro auxiliar da Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público; Danilo Lovisaro do Nascimento, Procurador-Geral de Justiça do Acre; Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa, Defensor Público Geral do Amazonas; Lídia de Abreu Carvalho, Ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral, representando o TRE; o Desembargador do Trabalho, Davi de Mello Júnior, Ouvidor Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região; Lílian Maria Pires Stone, Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos do MPAM; Alessandro Samartin, Presidente da AAMP; e, Omara de Oliveira Gusmão, Secretária da OAB-AM, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Amazonas.

Conheça a Nova Diretoria do CNOMP:

Jussara Maria Pordeus e Silva - MPAM Presidente

Humberto Alexandre Campos Ramos - MPES Vice-Presidente

Najla Nassif Palma - MPM Secretária

Ubirajara Braga de Albuquerque - MPAC Vice-Presidente da Região Norte

Elza Maria de Souza - MPBA Vice-Presidente da Região Nordeste

Rosemary Machado Silva - MPSC Vice-Presidente da Região Sul

Orlandina Brito Pereira - MPGO Vice-Presidente da Região Centro-Oeste

Tiago Cintra Zarif - MPSP Vice-Presidente da Região Sudeste

Maria Lizandra Lira de Carvalho - MPPE Diretora de Comunicação

Marcos Luciano Bignotti - MPTO Diretor de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo

Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel - MPRO Diretora de Finanças

Loraine Jacob Molina - MPCE Diretora do Patrimônio Cultural