Ministério Público premiará projetos de redução de custos

Para o lançamento da Campanha Gasto Consciente, a Comissão Especial do Programa Redução de custo do Ministério Público trouxe o doutor em Saneamento e Ambiente pela Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas, prof. Dr.João Tito Borges, para palestrar sobre a ecoeficiência aos membros, servidores e estagiários deste Parquet.

A campanha visa orientar as pessoas, nas atividades administrativas do MP, a se engajarem na prática da redução de custos em relação à água, à energia, ao papel e à telefonia.

O palestrante convidado parabenizou a iniciativa do Ministério Público. Professor Tito lembrou o papel do MP no campo ambiental, principalmente no controle da poluição dentro do Estado. “Esta iniciativa do próprio órgão ministerial de está revendo as questões ambientais, tendo uma postura mais proativa em relação ao meio ambiente servirá muito de exemplo para os outros órgãos da administração pública”, esclareceu.

O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Otávio Gomes disse que o trabalho de Redução de Custos terá uma repercussão nacional no âmbito do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais – CNPG. “O Conselho tem uma comissão com um propósito de levantar todas as práticas de gestão administrativas consideradas eficientes e essas práticas serão espalhadas para o resto do país”, afirmou o PGJ.

Otávio Gomes disse ainda que, se o MP conseguir colocar em prática pelo menos parte daquilo que está previsto no programa, o resultado já terá sido alcançado e lembrou também que o sucesso do programa depende do esforço de cada servidor. “Sem a participação e o envolvimento de cada um o programa não dará certo”, concluiu Dr. Otávio.

 

Premiação

Durante o lançamento da Campanha, foi divulgado, além da cartilha do programa, o Prêmio Melhores Práticas do MP/AM.

Com este prêmio, membros, servidores, colaboradores e estagiários poderão elaborar projetos com dicas inovadoras para serem implantados no MP.

De acordo com Edinaldo Lira, presidente da Comissão Especial da Campanha, o Prêmio pretende gerar um clima de envolvimento e motivação entre os que compõem o MP sobre a questão do gasto consciente e da utilização correta dos recursos naturais.

Os interessados poderão acessar o hot site da Campanha para baixarem o formulário eletrônico e inscreverem os projetos.  Serão três projetos escolhidos e a premiação será um troféu, equipamentos de audiovisual, certificado de participação na campanha e, registro no assento funcional do participante.