Reunião na sede do MPE debate sobre trânsito de Manaus

DSC02394

 

Deixar Manaus mais bonita e organizada para que a sociedade tenha melhor qualidade de vida  é o que pretende  fazer a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que na manhã desta quinta-feira, 22,  reuniu-se com  quatro promotores do Ministério Público do Estado (MPE),  para apresentar o  Plano de Gestão do Trânsito da instituição até 2012.

De acordo com Dr. Paulo Stélio, Promotor de Justiça titular da 63ª PROURB, a apresentação realizada foi muito válida. “MPE é o fiscalizador da Lei, e assim, nós ficamos cientes dos caminhos que estão sendo tomados para o futuro da cidade e esperamos que as propostas sejam efetivadas. É uma atitude louvável”, afirmou.

Na ocasião, o Dr. Marco Antônio, Engenheiro da Seminf, apresentou, aos  dos dois órgãos, a atual situação do trânsito manauense, enfatizando quais são as principais deficiências da cidade e o que precisa ser feito para amenizar a situação. “Entre os problemas mais  sérios, podemos citar a falta de sinalização em alguns pontos da cidade, falta de um plano diretor de transporte urbano, congestionamentos e fiscalização ineficiente ”, afirmou.

“A solução é trabalhar de forma integrada, organizada e colocar os interesses da cidade acima dos interesses pessoais ou corporativos”, acrescentou Marco Antônio.

Para o Secretário Geral da Procuradoria Geral de Justiça, o Dr. Reinaldo Lima, a reunião é salutar porque é possível ter uma visão mais crítica da situação. “Nós buscamos que o Ministério Público seja proativo, no sentido de agir preventivamente. Nosso interesse não é sermos repressivos”, disse.

“Esse tipo de contato que estamos tendo aqui  é de maior valia, porque  nós como cidadãos e como membros do judiciário, temos a oportunidade de apresentar questões que possam ajudar à todos”, completou. 

O Secretário de Estado de Infraestrutura, Américo Gorayeb,  também informou que as providências já estão sendo tomadas. “Nossas medidas serão mais severas a partir de agora, para que daqui a 50 anos a população não continue sofrendo com os mesmos problemas”, enfatizou. 

Durante a reunião, os representastes da Seminf  apresentaram  sete programas de ação que vão beneficiar toda a sociedade e trazer respostas positivas para a questão do trânsito local. 

Desses, destaca-se o Programa Operação Cidadão, onde a proposta é qualificar a mão de obra, afim  de estabelecer uma nova postura e novo enfoque dos fiscalizadores de trânsito, os quais serão treinados para orientar e educar os condutores, e assim, garantir a livre circulação de veículos e pedestres.  “Os agentes de trânsito serão capacitados e vamos aumentar o efetivo. O prefeito, inclusive,  já autorizou um novo processo seletivo simplificado, contemplando  500 novas vagas para agentes”, divulgou. 

Outro que também vai beneficiar a cidade é a instalação de semáforos inteligentes que mostram o tempo que o pedestre tem para atravessar, além de emitir som para facilitar a passagem de deficientes físicos. 

“Esse planejamento vai começar pela área central da cidade, principalmente pelas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista e Darcy Vargas, pois são os pontos de maiores fluxos de condutores  e pedestres. Só depois  será estendido para toda a cidade”, finalizou Gorayeb.

 

DSC02371

 

 

Últimas Notícias
Itacoatiara também tem carreata contra o isolamento social proibida pela Justiça com Ação do MPAM

Notícias
A pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pelas promotorias de Justiça de Itacoatiara, a...
Justiça acata pedido do MPAM e proíbe carreata contra o isolamento em Manaus e em todo o AM

Notícias
*Justiça acata pedido do MPAM e proíbe carreata contra o isolamento social em Manaus* A Justiça estadual acatou, no...
Coronavírus: Nova Olinda também entra em toque de recolher por recomendação do MPAM

Notícias
Como ocorreu em Parintins, o município de Nova Olinda do Norte também teve decretado o toque de recolher pela...
Alertas, flagrantes, fiscalização ao Poder Público: a atuação do MPAM no interior do Estado no combate ao coronavírus

Notícias
Desde que a crise da pandemia do novo coronavírus se agravou, no Amazonas, o Ministério Público (MPAM) vem agindo em...